Esporte News Mundo
·29 de setembro de 2025
Com apoio de federações, Uefa pode suspender Israel de torneios europeus

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·29 de setembro de 2025
— Continua depois da publicidade —
O comitê executivo da Uefa deve votar nesta semana pelo banimento de Israel de competições europeias. Segundo o jornal ”The Guardian”, as seleções e times seriam apenas banidos de participar de competições que são organizadas pela Uefa.
Com isso, a seleção israelense seria apenas banida de participar das Eliminatórias para a Eurocopa e Liga das Nações. Enquanto o Maccabi Tel Aviv seria removido da Liga Europa desta temporada.
No entanto, os israelenses ainda poderiam participar das Eliminatórias para a Copa do Mundo. Isso acontece por conta de a Fifa organizar a competição e remover os israelenses seria uma decisão politicamente para o órgão máximo que organiza o futebol mundial.
Além disso, o governo americano disse que pararia qualquer tentativa de banir a seleção israelense de participar da próxima Copa do Mundo, que terá os Estados Unidos como um dos países-sedes. Fora isso, Gianni Infantino, presidente da Fifa, tem uma relação próxima com Donald Trump, presidente dos EUA.
A pressão pela exclusão israelense nas competições aumentou nas últimas semanas, com diversas movimentações nos bastidores. Na última sexta, o presidente da federação turca se manifestou publicamente pedindo pelo afastamento. Além disso, Itália e Noruega também fizeram movimentações pedindo o boicote.
Israel durante partida da liga das Nações (Foto: Franco Arland/Getty Images)
Qualquer decisão de suspensão da Federação Israelense teria que ter uma maioria simples para ser aprovada. Além disso, ainda de acordo com o ”The Guardian”, a tendência dos bastidores é que a maioria das principais federações da Uefa aprovem a suspensão israelense.
Com isso, a partida do Maccabi Tel Aviv contra o Dinamo Zagreb, válida pela segunda rodada da Liga Europa, pode ser o último envolvimento da equipe em competições da Uefa por um período. Com isso, a vaga pode ficar com o Dinamo de Kiev, que foi eliminado nos playoffs pelos israelenses.