Leonino
·20 de maio de 2025
Com bicampeonato no bolso, Sporting corre risco de falhar Mundial de Clubes

In partnership with
Yahoo sportsLeonino
·20 de maio de 2025
Sporting quer estrear-se no Mundial de Clubes, mas hegemonia no futebol português poderá não ser suficiente
|
O Sporting conquistou, no passado fim-de-semana, o bicampeonato, alcançando um feito que escapava desde a época 1951/52. É o terceiro campeonato ganho pelos leões, nas últimas cinco temporadas. Ainda assim, o êxito recente do Clube de Alvalade poderá não ser suficiente para garantir um lugar no Mundial de Clubes de 2029.
Antes de mais, vale sublinhar que a FIFA atribui as vagas na competição com base no ranking acumulado do organismo que rege o futebol mundial, que é determinada pelos resultados nas provas internacionais. A partir deste critério, a FIFA atribuiu os 12 lugares destinados a equipas europeias, na edição deste ano, aos clubes que somaram mais pontos nas provas da UEFA, entre 2021/22 e 2023/24.
Nessas três temporadas, o Sporting somou, respetivamente, 16.000, 14.000 e 12.000 pontos, entre Liga dos Campeões e Liga Europa. O registo foi, por isso, insuficiente para os verdes e brancos assegurarem um lugar na maior prova de clubes do mundo, que, em 2025, estreia um novo formato, nos Estados Unidos da América.
Para a edição seguinte do Mundial de Clubes - que se disputará em 2029, num país ainda por determinar -, serão tidas em conta as prestações das equipas nas competições internacionais, a partir da presente temporada. Em 2024/25, o Sporting somou 14.500 pontos, numa época em somou três vitórias, três empates e quatro derrotas em 10 jogos, na Liga dos Campeões. E, na próxima temporada, os leões já tem lugar garantido na prova milionária, dada a conquista do campeonato nacional.
A equipa verde e branca está focada na final da Taça de Portugal, frente ao Benfica, - para a qual Diomande está em dúvida. O jogo decisivo da prova rainha está marcado para as 17h15 do próximo domingo, dia 25 de maio, no Jamor. No dérbi, o Sporting vai procurar carimbar a conquista da dobradinha, que escapa aos verdes e brancos desde a temporada 2001/02.