Esporte News Mundo
·14 de julho de 2025
Com contrato perto do fim, Barcelona fecha com “Messi sueco”

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·14 de julho de 2025
— Continua depois da publicidade —
Após contratar o goleiro Joan García, o Barcelona anunciou seu segundo reforço para a temporada. O clube catalão anunciou a compra em definitivo do sueco Roony Bardghji, de apenas 19 anos, que veio do Copenhague, da Dinamarca, e assinou um vínculo de quatro temporadas, válido até 2029.
Na negociação, o Blaugrana pagou 2,5 milhões de euros (cerca de R$ 15 milhões) à equipe da capital dinamarquesa, pela contratação de Bardghji, de apenas 19 anos. O baixo valor da transação se dá pelo fato de que o seu contrato com a equipe dinamarquesa se encerraria em dezembro e o jogador não queria renovar com o clube.
O jogador recebeu o apelido de “Messi sueco” por conta de ter um estilo de dribles parecido com o do craque argentino. Além disso, o camisa 10 é a maior inspiração do meia sueco, que inclusive já havia revelado que seu sonho era defender o clube catalão.
Apesar de ter família síria, Roony nasceu no Kuwait, mas se mudou para a Suécia quando tinha apenas 6 anos. Nas categorias de base, o jogador passou por três equipes suecas antes de se transferir para o Copenhague em 2020.
Um ano depois, Bardghji fez sua estreia pelo time principal do clube dinamarquês e se tornou o jogador mais jovem a entrar em campo, tendo apenas 16 anos e seis dias. Uma semana depois, quebrou outro recorde: goleador mais jovem da história do clube ao marcar na vitória por 3 a 1 sobre o AaB, pelo Campeonato Dinamarquês.
O sueco seguiu ganhando espaço com os Leões e entrou em partidas importantes em competições europeias. Roony marcou o gol mais importante de sua passagem pelo clube na Champions League, quando foi responsável pela virada do Copenhague sobre o Manchester United. A equipe dinamarquesa venceu a partida por 4 a 3 e se classificou para o mata-mata da principal competição continental europeia.
No entanto, logo após marcar o gol decisivo contra o Red Devils, a carreira do sueco recebeu um grande baque após ele ter tido uma grave lesão durante um treino da equipe. Isso o fez ficar afastado por um ano dos gramados e, por consequência, fez apenas cinco jogos na última temporada.