Planeta Futebol Feminino
·23 de julho de 2023
In partnership with
Yahoo sportsPlaneta Futebol Feminino
·23 de julho de 2023
Suecas dominam boa parte do jogo, mas saem atrás do placar e conquistam a virada apenas nos minutos finais da partida.
A madrugada deste domingo (23), marcou o confronto entre Suécia e África do Sul, pela primeira rodada do grupo G da Copa do Mundo Feminina. A partida que aconteceu no Sky Stadium terminou com vitória sueca, de virada, por 2×1. Os gols do jogo foram marcados por Fridolina Rolfö e Amanda Ilestedt, em favor da Suécia. Hilda Magaia marcou para as sul-africanas. Na próxima rodada, as suecas enfrentam a Itália e a África do Sul joga contra a Argentina.
O duelo começou com as duas equipes buscando se impor diante das adversárias. A primeira chance mais clara de perigo saiu aos seis minutos de jogo com Kholosa Biyana aproveitando belo cruzamento da direita. A camisa 19 dominou e, de perna esquerda, finalizou por cima da meta sueca. A Suécia tentou responder logo na sequência, mas erros no último terço de campo impediram que as suecas levassem perigo à meta defendida por Swart.
Aos quinze minutos de jogo, a África do Sul voltou a assustar. Desta vez, com Refiloe Jane recuperou a bola na intermediária ofensiva, levantou a cabeça e finalizou de longe. A bola desviou na defesa adversária e quase encobriu Musovic, mas a bola acabou caindo na rede superior.
Faltando quinze minutos para o intervalo, Suécia e África do Sul protagonizaram um jogo de muita transição. De um lado, as suecas com a posse de bola buscando atacar pelas laterais. Do outro, as sul-africanas apostando nas transições rápidas para tirar o zero do marcador, mas tanto Suécia quanto África do Sul pecaram nas finalizações de suas jogadas.
Os minutos finais da primeira etapa foram de muita superioridade da Suécia, que pressionou a equipe sul-africana e teve em uma finalização de fora da área de Rubensson a principal chance de perigo da reta final da primeira etapa. A África do Sul ainda teve tempo de responder, mas Kgatlana desperdiçou um promissor contra-ataque, com isso a partida foi para o intervalo empatada.
O segundo tempo começou com a África do Sul se arriscando mais no campo de ataque e após lançamento em profundidade, a defesa sueca errou e Kgatlana finalizou para o gol de Musovic, que não conseguiu defender. No rebote, Magaia não perdoou o erro sueco e colocou a África do Sul em vantagem no marcador.
As suecas sentiram o gol sofrido e não conseguiram, nos quinze primeiros minutos da segunda etapa, devido aos erros no último terço do campo, exercer o mesmo domínio do primeiro tempo. Por outro lado, o gol deu mais confiança a equipe da África do Sul que continuou levando perigo em seus ataques diretos.
Aos vinte e um minutos da segunda etapa, a Suécia conseguiu boa jogada pela direita que resultou em cruzamento de Kaneryd buscando Blackstenius. A camisa 11 não alcançou, mas a bola acabou chegando em Rolfö que finalizou desequilibrada e a bola desviou em Ramalepe e morreu no fundo das redes sul-africana.
Os quinze últimos minutos da partida foram de uma Suécia mais dominante, a exemplo da primeira etapa, mas, diferente dos primeiros quarenta e cinco minutos iniciais, as sul-africanas, devido ao cansaço, não conseguiram contra-atacar. Com isso, o final do jogo foi disputado apenas no campo de ataque sueco. Porém, erros na finalização das jogadas impediram que a Suécia chegasse ao gol da virada.
Quando o relógio do jogo se aproximava dos quarenta e cinco minutos da primeira etapa, um escanteio fechado da Suécia achou Ilestedt na risca da pequena área. A camisa 13 foi mais alto que a defesa sul-africana e testou firme para decretar a virada da Suécia na partida.
A segunda rodada do grupo G terá a Argentina enfrentando a África do Sul, às 21h, de quinta-feira (27), enquanto a Suécia joga contra a Itália, às 04:30h, de sábado (29). Ambas as partidas acontecem no horário de Brasília e terão cobertura do Planeta Futebol Feminino.