Gazeta Esportiva.com
·31 de outubro de 2025
Com encontro de colecionadores de camisas, confira a programação de novembro do Museu do Futebol

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·31 de outubro de 2025

O Museu do Futebol preparou uma programação variada para o mês de novembro. Além de visitar a exposição principal, o público poderá conferir a mostra temporária Cancha Brava! Futebol sudamericano en disputa, que celebra a paixão e a diversidade cultural do futebol sul-americano.
Entre os destaques do mês está o Encontro de Colecionadores de Camisetas de Futebol, no dia 15 de novembro, que expositores e apaixonados por camisas de times para trocas, exibições e conversas sobre o universo das coleções futebolísticas.
O Museu do Futebol estará aberto nos feriados de Finados (2/11), Proclamação da República (15/11) e Consciência Negra (20/11), sendo uma ótima oportunidade de passeio para quem estará em São Paulo. O visitante que pretende realizar uma imersão na história do futebol e na exposição principal pode ainda comparecer nos fins de semana e participar de uma visita com uma pessoa educadora. Os passeios acontecem aos sábados e domingos em dois horários: 11h e 14h. Cada saída atende 15 pessoas, com atendimento por ordem de chegada.
Confira a programação de novembro
4 de novembro | Super Terça Nas primeiras terças-feiras de cada mês, o Museu do Futebol funciona com horário estendido e entrada gratuita. Para quem não pode visitar o Museu do Futebol durante o horário comercial, esta é uma oportunidade para fazer o passeio à noite, pois neste dia o funcionamento vai até às 21h, com entrada permitida até às 20h.
6 de novembro | Oficina Introdução à Preservação de Fotografias No contexto do Programa Conexões Museus, o Museu do Futebol realizará a Oficina Virtual de Introdução à Preservação de Fotografias, uma atividade formativa voltada ao público geral e com duração de três horas. O Programa Conexões Museus é uma iniciativa do Museu do Futebol em parceria com o Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP), que tem como objetivo capacitar o público a compreender e aplicar boas práticas na preservação de coleções fotográficas, reconhecendo seu valor histórico e cultural. A oficina será ministrada pela conservadora audiovisual e museóloga Fernanda Coelho, que apresentará diretrizes fundamentais para o tratamento de coleções fotográficas. Horário: 9h30 às 12h30, virtual Link de acesso: https://www.youtube.com/@museudofutebolspaulo
8, 15 e 22 de novembro | Encontro de Colecionadores de Figurinhas O Museu do Futebol promove encontros de colecionadores dos mais diversos tipos de objetos ligados ao futebol: figurinhas, botões, camisas, chuteiras, cachecóis, mini craques, tabelas, entre outros. A atividade é gratuita e aberta ao público, principalmente aos interessados em completar álbuns de figurinhas e amantes do futebol. Horário: 9h às 14h Local: Área externa Grátis
8 de novembro | 180° Encontro do Memofut O Grupo Literatura e Memória do Futebol (Memofut) se reúne mensalmente no Museu do Futebol para compartilhar conhecimentos, pesquisas e lançamentos de livros relacionados ao universo do futebol, sendo um lugar de encontro e diálogo. Nesta edição, com a programação especial que inclui a palestra “1962: Santos, Botafogo e a Copa São Paulo”, com José Roberto Fornazza, e um bate-papo com Rodrigo Viana, autor do livro “Sérgio Clérice – El Gringo, o vilão elegante”. O encontro reúne apaixonados pela literatura e pela memória do futebol em um dia de trocas e confraternização. Horário: 9h às 13h Local: Auditório Grátis
13 de novembro | Seminário Museus e Patrimônio Cultural Imaterial: caminhos para preservação O Museu do Futebol promove um seminário gratuito com transmissão ao vivo e simultâneo pelo YouTube, reunindo especialistas para debater os desafios da preservação e musealização do patrimônio imaterial. A programação conta com relatos de experiências e discussões sobre direitos autorais, conexos e LGPD, temas fundamentais para a gestão e difusão desse tipo de acervo nos museus. Inscrições gratuitas e sujeito à lotação. Horário: 9h às 18h Local: Auditório Inscrições: https://l1nk.dev/hzmIH
15 de novembro | Camisa na Rede – Encontro de Colecionadores de Camisetas de futebol O Museu do Futebol realiza a 6ª edição do Camisa na Rede – Encontro de Colecionadores de Camisas de Futebol. Além da reunião de expositores e colecionadores para troca de itens, o encontro contará com a exposição de camisas e jogos gratuitos de mesa e uma área para relaxar com venda de comidas e bebidas, em um dia de celebração da cultura e da paixão pelo futebol. Horário: 10h às 17h Local: Área externa Grátis
Em cartaz Exposição Cancha Brava! Futebol sudamericano en disputa A mostra mergulha na história e na paixão pelo futebol nos países da CONMEBOL e propõe um olhar histórico, político e poético sobre o continente, revelando como o futebol expressa as contradições e emoções sul-americanas. Com curadoria de Luiza Romão, Matias Pinto e Gisele de Paula, a exposição reúne instalações audiovisuais, experiências interativas, obras e fotografias inéditas, oferecendo uma imersão sensorial no universo do futebol sul-americano.
Atividades educativas O Museu do Futebol conta com um time do educativo que promove oficinas e jogos que aproximam o público da paixão pelo futebol. São brincadeiras, desafios de conhecimento, oficinas e muita coisa bacana para todas as idades. A programação completa está no site do Museu do Futebol.
SERVIÇO ¡Cancha Brava! Futebol sudamericano en disputa Até 5 de abril de 2026 Horário de funcionamento: terça a domingo, das 9h às 18h (entrada permitida até 17h). Ingressos: R$ 24 (inteira) e R$ 12 (meia) Grátis para crianças até 7 anos Grátis para todos às terças-feiras Saiba mais: www.museudofutebol.org.br









































