Jogada10
·06 de setembro de 2025
Com golaço de Cristiano, Portugal passeia sobre a Armênia pelas Eliminatórias

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·06 de setembro de 2025
Portugal estreou livre, leve e solto nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 com uma goleada por 5 a 0 sobre a Armênia, neste sábado (06), no Estádio República de Vazgen Sargsyan, em Ierevan. Favorita do Grupo F, a equipe de Roberto Martínez impôs o ritmo do início ao fim e construiu o placar com dois gols de Cristiano Ronaldo, dois de João Félix e um de João Cancelo.
O placar elástico também levou a seleção portuguesa à liderança da chave, com três pontos e saldo de cinco gols. Já a Armênia muito provavelmente terminará a rodada na lanterna do grupo. O cenário só mudaria em caso de uma goleada ainda maior no duelo entre Irlanda ou Hungria também neste sábado (06), às 15h45 (de Brasília), em Dublin.
A vitória — inédita em encontros oficiais entre as seleções em fases qualificatórias — amplia o favoritismo dos portugueses na corrida pela vaga no Mundial de 2026. Semifinalista da última Euro, a equipe manteve a consistência apresentada sob o comando de Roberto Martínez.
Portugal não deu margem para surpresas e tomou conta do jogo desde o apito inicial. O relógio ainda marcava nove minutos quando João Cancelo desmontou a marcação pela esquerda, deixou Tiknizyan no chão e cruzou na medida para João Félix abrir o placar de cabeça.
Onze minutos depois, o primeiro gol do astro na partida. Após boa troca de passes, Pedro Neto cruzou rasteiro na pequena área, e Cristiano Ronaldo finalizou de primeira para marcar seu 941º gol na carreira.
Ainda deu tempo de João Cancelo entrar na dança, aos 31′. O lateral aproveitou sobra dentro da área e soltou uma pancada de canhota para fazer 3 a 0 e atestar o domínio visitante. O atleta ainda prestou homenagem a Diogo Jota durante a comemoração.
O golaço de Cristiano Ronaldo foi, antes de mais nada, relâmpago. O astro ecebeu fora da área, dominou com a perna esquerda e acertou um chute potente de direita antes mesmo do primeiro minuto completo da etapa final.
João Félix seguiu o roteiro do companheiro e também anotou dois, mas agora em ordem invertida. Após nova jogada de infiltração, o atacante ficou com a sobra na área e bateu cruzado para fazer seu segundo no jogo e fechar a conta.
Portugal seguiu pressionando mesmo com a larga vantagem, um domínio natural, sem esforço. João Neves teve chance de marcar, mas parou na trave, enquanto Bruno Fernandes também teve uma boa oportunidade de fora da área.
Portugal volta a campo pela segunda rodada na próxima terça-feira (10), em casa, contra a Irlanda. Já a Armênia tenta a recuperação diante da Hungria, fora de casa.
Inglaterra 2×0 Andorra, no Villa Park Letônia 0x1 Sérvia, no Daugava Stadium, em Riga