oGol.com.br
·17 de agosto de 2024
In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·17 de agosto de 2024
Voltar à elite do futebol brasileiro tem sido um objetivo plausível para Ponte Preta e Goiás, que estão no meio da tabela e, nesta sexta-feira (16), se enfrentaram de forma direta em busca de se aproximar do G4. A meta, no entanto, não foi atingida por nenhum dos times, que empataram por 1x1, no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, pela 21ª rodada da Série B do Brasileiro. Os gols do jogo foram marcados por Matheus Gonçalves (Goiás) e Dodô (Ponte Preta).
Com o resultado, o Goiás ficou no sétimo lugar da tabela, com 29 pontos, quatro a menos que o América Mineiro, quarto colocado. Já a Macaca está em 11º com 28.
Em um jogo decisivo, os times entraram em campo com cautela, estudando cada passo do adversário e tentando encontrar espaço para construir suas jogadas. Nesse ritmo, a grande oportunidade só chegou após os 20 minutos.
O Goiás assustou primeiro. Aos 23, Thiago Galhardo recebeu um passe em velocidade e, livre na frente do gol, bateu cruzado para fora, perdendo a melhor oportunidade do jogo até ali.
A Ponte respondeu aos 29 minutos, com Élvis, cabeceando para a boa defesa de Tadeu. Em seguida, o zagueiro Joilson subiu mais que todo mundo e mandou de cabeça para o gol. A bola passou perto da trave.
O jogo seguiu concentrado na intermediária, sem muitas saídas ao ataque. E quando um dos times conseguiu se desvincular da marcação, a jogada aconteceu pelo lado do Goiás.
Aos 41, Mateus Gonçalves recebeu nas costas da defesa. Ele invadiu a área e deslocou o goleiro Pedro Rocha para abrir o placar. O Esmeraldino quase ampliou a vantagem cinco minutos depois, novamente com Galhardo, mas desperdiçou a chance dentro da pequena área.
O gol de Mateus Gonçalves rendeu polêmica. O atacante marcou enquanto os jogadores da Macaca pediam que o jogo parasse para o atendimento a Gabriel Novaes, que caiu no gramado após uma disputa com Tadeu.
A volta do vestiário não foi animadora entre as equipes. Apesar da pouca dinâmica da partida, o Goiás era superior. O time visitante tinha mais presença de área e vencia os duelos do meio de campo.
Tanto é que aos 13 minutos, Marcão teve um gol impedido pela arbitragem. O volante recebeu cruzamento da direita, cabeceou e a bola bateu na trave antes de entrar. Três minutos dele, ele deixou Thiago Galhardo na cara do gol. Sozinho, o atacante chutou em cima de Pedro Rocha e perdeu a chance de ampliar o placar.
Uma boa oportunidade pintou para a Ponte Preta, aos 28, após uma falta dentro da meia lua. Na cobrança, Élvis bateu colocado, mas a bola foi por cima do gol.
A Macaca começou a pressionar na casa dos 30 minutos, ganhando a posse de bola, mas falhava na execução. Apesar disso, um bom lance surgiu aos 37, quando Mateus Regis cabeceou fraco nas mãos de Tadeu.
Mesmo sem boas soluções ofensivas, a Ponte Preta seguiu tentando finalizar e aos 42 minutos foi recompensada por uma bola parada. Em cobrança de falta, Dodô bateu do lado direito e encobriu Tadeu para empatar a partida.
No final da partida, o jogo virou e o Goiás, que segurava a vitória pelo placar mínimo, assistiu o empate da Macaca, que terminou superior dentro de campo, buscando a virada até o último momento. O Goiás ainda teve uma baixa na reta final, quando Sander precisou sair de ambulância do estádio, após ter um choque de cabeça.