ecbahia.com
·03 de abril de 2026
Com joias do Bahia, Seleção sub-17 faz último treinos antes da estreia no Sul-americano

In partnership with
Yahoo sportsecbahia.com
·03 de abril de 2026

A Seleção Brasileira sub-17 está na fase final de preparação, já em solo paraguaio, para a disputa da 21ª edição do Sul-Americano da categoria. Entre os convocados para representar a Amarelinha, o Bahia marca presença com duas de suas joias das divisões de base: os atacantes Kauê Furquim e Lyan.
O grupo desembarcou em Assunção na última quarta-feira (1º) e seguiu imediatamente para Ypané, onde realizou a primeira atividade de ambientação no país vizinho.
Sob o comando do técnico Carlos Eduardo Patetuci, a equipe participou de um trabalhos no CT do Paraguai. O foco inicial foi a recuperação física após a viagem e a adaptação ao clima local, seguido de sessões táticas decisivas que definem os titulares para a estreia na competição continental.
O confronto inicial do Brasil está marcado para o próximo sábado (4), às 20h, no Estádio Ameliano, em Villeta, contra a Bolívia.
A Seleção também treinou na quarta (1º) e na quinta (2), no Paraguai, e fecha a preparação na sexta-feira (3) antes da estreia na competição continental mais importante da categoria sub-17 nas Américas.
Patetuci destacou que, a partir de agora, o foco será totalmente estratégico: “A gente já entra em questões mais táticas para a estreia contra a Bolívia”, afirmou o treinador.
Para Kauê Furquim e Lyan, a competição é a oportunidade de consolidar o bom momento vivido no CT Evaristo de Macedo em nível internacional. A dupla ofensiva do Esquadrão tem se destacado pela velocidade e jogo ofensivo, características que podem ser fundamentais para o Brasil furar a defesa boliviana na rodada de abertura.

Foto: Divulgação / CBF
Kauê Furquim é o dono da camisa 7 do Brasil sub-17, que foi vestida por Ruan Pablo durante todo o ano de 2025. Ele já vem atuando como titular desde o mês de dezembro, quando o treinador Patetuci convocou uma seleção sub-16, formada pela geração 2009, com foco nas competições de nível sub-17 nesse ano.
Como profissional do Bahia, Kauê se destacou com dois gols e uma assistência em sete jogos disputados no Baianão.
Ele também marcou gol em amistoso do Brasil sub-17 contra a Colômbia, que definiu a lista final para a disputa do Sul-americano.
Já Lyan Araújo recebeu suas primeiras chances como profissional do Bahia durante o Estadual, com três atuações entrando como reserva sob o comando de Rogério Ceni.
Na Copa do Brasil sub-17, ele jogou três partidas e marcou dois gols pelo Tricolor de Aço.
Os dois jogadores são da geração 2009 e, coincidentemente, ambos completaram 17 anos em fevereiro.
Atual bicampeão do Sul-Americano Sub-17, o Brasil entra no torneio como o grande favorito e maior detentor de títulos da história da competição. Das 20 edições disputadas até hoje, a Seleção Brasileira levantou a taça em 14 oportunidades (1988, 1991, 1995, 1997, 1999, 2001, 2005, 2007, 2009, 2011, 2015, 2017, 2023 e 2025).
A presença dos atletas tricolores em um grupo tão vitorioso reforça o trabalho de excelência que vem sendo realizado na base do clube. Caso consigam ajudar o Brasil a conquistar mais um troféu, Kauê Furquim e Lyan retornarão a Salvador ainda mais valorizados, prontos para futuras oportunidades no elenco profissional comandado por Rogério Ceni.
Ao vivo









































