oGol.com.br
·14 de outubro de 2025
Com raízes cabo-verdianas, atacante do Athletic sonha com a Copa: 'Espero estar lá'

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·14 de outubro de 2025
O futebol tem o poder de unir mundos. E a trajetória de Alessio da Cruz é a prova viva disso.
Nascido na Holanda, formado nas bases do futebol europeu e com passagens por clubes tradicionais como Twente e Parma, o atacante de 28 anos, que hoje disputa a Série B do Brasileiro pelo Athletic, redescobriu suas raízes africanas ao vestir a camisa de Cabo Verde, país de onde vêm seus familiares, e agora sonha escrever o capítulo mais marcante de sua carreira: disputar uma Copa do Mundo.
Nesta terça-feira, o sonho cabo-verdiano se tornou realidade. Pela primeira vez na história, o pequeno arquipélago do Atlântico garantiu presença em um Mundial. A classificação veio com autoridade. Uma vitória por 3 a 0 sobre Essuatíni, que sacramentou o primeiro lugar no Grupo D das eliminatórias africanas, à frente de seleções tradicionais como Camarões, Líbia e Angola.
Alessio, naturalizado cabo-verdiano, viveu de perto parte dessa jornada. Disputou quatro partidas nas Eliminatórias, sendo duas como titular e duas vindo do banco de reservas. Nesta Data-Fifa, entretanto, o jogador do Athletic não foi convocado, mas fez questão, em entrevista coletiva, de celebrar a conquista como se estivesse em campo.
“Estou muito feliz de fazer parte de uma grande conquista e de fazer as pessoas de Cabo Verde orgulhosas com nossa primeira Copa do Mundo. Eu tenho que dar tudo de mim no meu time, no Athletic, para estar na minha melhor forma, e aí veremos se eu serei convocado ou não. A decisão é do treinador”, afirmou Alessio.
E Alessio foi além. Em tom de esperança, destacou o impacto que o feito pode ter para o futuro do esporte no país:
“O futebol em Cabo Verde está crescendo. Agora com a conquista da Copa do Mundo, é uma grande conquista. E acho que a partir daqui, vamos crescer muito mais”, acrescentou.
A fala de Alessio carrega o equilíbrio entre o sentimento e a razão. Ele sabe que o sonho está perto, mas também entende o caminho que precisa trilhar para alcançá-lo.
Contratado pelo Athletic nesta temporada para a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro, o atacante soma nove jogos e um gol com a camisa alvinegra. Em São João del-Rei, busca ritmo, confiança e, principalmente, o desempenho que o mantenha no radar da seleção cabo-verdiana.
Em meio à euforia da inédita classificação, o atacante prefere manter os pés no chão. Mas é impossível não imaginar o que sente um jogador que cresceu nos campos da Holanda e hoje carrega o sonho de ver a bandeira de Cabo Verde tremular em uma Copa do Mundo pela primeira vez.
Se for convocado, Alessio da Cruz não será apenas mais um nome na lista: será o retrato da força de uma identidade que ultrapassa fronteiras e a prova de que, no futebol, o coração sempre encontra o caminho de casa.