
Gazeta Esportiva.com
·15 de outubro de 2025
Com retrospecto positivo, Jean Lucas valoriza preparação do Bahia para Ba-Vi: “Muito foco e entrega”

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·15 de outubro de 2025
O Bahia volta a campo nesta quinta-feira (16) para disputar mais um clássico contra o Vitória nesta temporada, às 21h30 (de Brasília), no Barradão, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O confronto coloca frente a frente duas equipes em momentos distintos: o Tricolor de Aço ocupa a sexta posição, com 43 pontos, e busca entrar no G4, enquanto o Leão da Barra é a primeira equipe na zona de rebaixamento, com 27 pontos.
Com o capitão Everton Ribeiro em tratamento de um câncer na tireoide, Jean Lucas assume naturalmente um papel ainda mais relevante na condução do meio-campo tricolor. Referência técnica do elenco comandado por Rogério Ceni, o camisa 6 chega ao clássico como um dos pilares do Bahia em 2025.
“O Everton é um cara muito importante para a gente, dentro e fora de campo, e claro que faz falta. Mas o grupo tem muitos líderes, jogadores experientes que se cobram, se ajudam e se falam o tempo todo. Eu procuro fazer o meu papel e ajudar da melhor forma possível. Ser considerado uma das referências é uma responsabilidade que eu encaro com orgulho e seriedade”, afirmou Jean Lucas.
Em Campeonatos Brasileiros, o volante mantém um retrospecto invicto em clássicos: foram três Ba-Vis disputados, com duas vitórias e um empate. No histórico geral do confronto, o camisa 6 tricolor já jogou o clássico dez vezes, com quatro vitórias, quatro empates e apenas duas derrotas, com direito à conquista do título baiano deste ano dentro do Barradão, palco da partida desta quinta.
Durante a pausa para a Data Fifa, o elenco do Bahia aproveitou o período para recuperar atletas, aprimorar a parte física e realizar trabalhos táticos. Jean destacou a importância do confronto e afirmou que o grupo chega pronto para o desafio na casa do rival, onde o Esquadrão de Aço jamais venceu em jogos válidos pelo Brasileirão.
“O Ba-Vi é um jogo que exige muito foco e entrega. A gente sabe o peso que tem para o clube e para o torcedor, mas os tabus não entram em campo. Essa pequena pausa foi importante para a gente conseguir trabalhar. Estamos muito concentrados, sabemos que um triunfo num clássico pode nos colocar mais perto do G4 e ao mesmo tempo complicar a situação deles. É nesse tipo de jogo que temos a oportunidade de mostrar nossa força”, completou o volante.
Nesta temporada, Jean Lucas possui sete gols e quatro assistências em 49 jogos com a camisa do Bahia.
Além disso, entrou para a história do clube e do Nordeste ao representar a Seleção Brasileira em setembro, pelas Eliminatórias Sul-Americanas – havia 34 anos, desde Luis Henrique em 1991, que o Esquadrão não tinha um convocado, e desde 2017, com Diego Souza, que o Nordeste também não era representado.