Calciopédia
·28 de outubro de 2022
In partnership with
Yahoo sportsCalciopédia
·28 de outubro de 2022
Nesta quinta, 27 de outubro, Lazio e Roma entraram em campo pela penúltima rodada da fase de grupos da Liga Europa e conseguiram resultados idênticos. Com vitórias por 2 a 1, as equipes da capital italiana se aproximaram de uma vaga no mata-mata da competição. Na próxima jornada, os biancocelestes podem se garantir diretamente nas oitavas de final, enquanto os giallorossi terão que passar obrigatoriamente pelos 16 avos de final, em caso de classificação. Confira como foram as partidas.
A Lazio recebeu o Midtjylland, venceu com gols de Milinkovic-Savic e Pedro, e chegou à liderança do Grupo F, com 8 pontos. É a mesma pontuação do Sturm Graz, que venceu o Feyenoord em casa por 1 a 0. Holandeses e dinamarqueses vêm logo atrás, com 5 e, na próxima rodada, encaram os adversários mais bem colocados, em busca do tudo ou nada. Na última jornada, a equipe de Maurizio Sarri viajará aos Países Baixos para jogar no De Kuip, um dos grandes caldeirões europeus, e precisará apenas de um empate para passar de fase.
O jogo começou quente. Logo aos 8, a defesa da Lazio saiu jogando errado, Marcos Antônio tentou dominar e vacilou. Isaksen, que não tinha nada a ver com isso, aproveitou e chutou no canto, sem chances para Provedel. Dez minutos de o placar ter sido aberto, a defesa dinamarquesa afastou mal uma boa jogada criada por Zaccagni e a bola sobrou nos pés de Milinkovic-Savic, que isolou uma ótima oportunidade para empatar.
No intuito de mostrar que o gol sofrido fora obra do acaso, a Lazio partiu para cima e começou a dominar a partida. Depois de duas oportunidades com Basic e Milinkovic-Savic, o brasileiro Felipe Anderson efetuou um lindo chute no ângulo e o goleiro Lössl defendeu muito bem. Mas, aos 36 minutos, a recompensa chegou para o time de Sarri. Zaccagni trabalhou com o ex-jogador do Santos, que ajeitou para o craque sérvio igualar a peleja.
Após a volta do intervalo, foram os visitantes que começaram causando perigo. Logo aos 48 minutos, o brasileiro Paulinho cruzou e Dreyer cabeceou na trave. Mas a Lazio ainda era melhor no jogo e foi empilhando chances, testando o experiente Lössl. Aos 58, o arqueiro nada pode fazer: Zaccagni arrancou pela esquerda e rolou rasteiro na área, onde Pedro se encontrava, para chutar forte e virar o placar. Dali em diante, com o duelo quase totalmente controlado, a equipe da casa ainda teve mais oportunidades de marcar, mas acabou mantendo o triunfo por 2 a 1.
Abraham marcou um dos gols da vitória da Roma sobre o HJK Helsinki (Lehtikuva/AFP/Getty)
A Roma de José Mourinho foi a campo com um time misto e venceu o HJK Helsinki fora de casa, com um tento de Abraham e um gol contra de Hoskonen, mas correu muitos riscos no jogo com o lanterna do Grupo C. Apesar disso, se mantém viva para tentar a classificação para a próxima fase, já que chegou a 7 pontos. Já classificado na primeira posição, o Betis venceu o Ludogorets e manteve os búlgaros com a mesma pontuação dos giallorossi. Na próxima rodada, a Loba recebe os verdes e se classifica com uma vitória simples.
A primeira grande chance da partida foi do HJK, aos 5 minutos: em escanteio, Hoskonen cabeceou e Rui Patrício mergulhou na bola para fazer boa defesa. A Roma só respondeu aos 20, e na mesma moeda. Cristante testou no travessão e Viña, no rebote, carimbou o companheiro Mancini e a trave, num lance incrível. Com pouca criatividade, a Loba continuou levantando pelotas na área e, após ter gol anulado por impedimento do jovem Volpato, Abraham completou um cruzamento certeiro de Pellegrini para inaugurar o placar.
Pouco após o retorno do descanso, aos 53 minutos, o HJK conseguiu empatar a partida e passou a dificultar a vida da Roma. O gol da igualdade saiu após boa troca de passes e finalização do veterano Hetemaj, de longa trajetória na Serie A. Aos 62, El Shaarawy, aniversariante do dia, fez uma jogada e obteve resultado fortuito: arrematou centralmente, mas Hoskonen desviou e marcou contra.
Na tentativa de manter, ao menos, a oportunidade de transferência para a Conference League, o HJK partiu com tudo para o ataque e incomodou a Roma de forma mais constante. A entrada do marroquino Boujellab esquentou a partida e, em sequência, gerou duas chances claras – numa delas, Rui Patrício defendeu bem.
Os mandantes chegaram a balançar as redes num chutaço do papuásio Browne, que arriscou de muito longe e contou com desvio em Abraham para acertar o ângulo. Contudo, o tento foi invalidado por recomendação do VAR, devido a falta de Abubakari em Cristante. O empate não mudaria a situação dos giallorossi, que continuariam a precisar de uma vitória sobre o Ludogorets na última rodada, mas o triunfo deixa a equipe numa situação anímica mais positiva.