Mercado do Futebol
·13 de novembro de 2023
In partnership with
Yahoo sportsMercado do Futebol
·13 de novembro de 2023
A partida entre Grêmio x Corinthians no último domingo (12), na Arena do Grêmio, deu o que falar sobre a arbitragem. Isso porque, jogadores, comissão técnica e diretoria do Timão reclamaram muito de um pênalti não marcado para a equipe paulista.
Logo aos seis minutos do primeiro tempo, Matheus Bidu, do Corinthians, e João Pedro, do Grêmio, protagonizaram o polêmico lance. Bido caiu na área e pediu pênalti, que não foi dado. O responsável pelo VAR, Rafael Traci, concordou com a marcação de campo e não chamou o árbitro Rodrigo Jose Pereira de Lima para uma verificação.
A situação ficou ainda pior já que, na jogada seguinte, Bruno Méndez foi expulso – com o auxílio do VAR, deixando a equipe paulista com um a menos desde o início do primeiro tempo. Indignado, o gerente de futebol do clube, Alessandro, chegou a tentar invadir a sala do VAR na Arena do Grêmio.
Após a partida, comentaristas de arbitragem e ex-árbitros foram unãnimes ao analisar o lance. Para eles, o pênalti deveria ter sido marcado.
“Jogador do Grêmio com o braço nas costas e a perna derruba o adversário. Pênalti!”, Carlos Eugênio Simon.
“Foi pênalti! João Pedro foi imprudente e acabou derrubando o Matheus Bidu, o pênalti deveria ter sido marcado! O VAR diz que não foi o contato que derrubou o atacante, discordo completamente. Para mim o pênalti é claro.”, Nadine Basttos.
“Pênalti claríssimo. O jogador sofreu carga por trás, pelas costas, e ainda teve uma alavanca. A infração não precisa ser grosseira, mas o suficiente para desequilibrar o jogador. Ele tinha o paraíso à sua frente, próximo da pequena área, com o goleiro distante, ninguém mais à frente. No vídeo não se vê diminuir passada, vê ele sofrer o penal indiscutível. Pênalti claro, não sei por que Traci não recomendou a revisão”, Manoel Serapião.
“Pênalti claro, sem dúvida. Em qualquer outro lugar do campo, ele marcaria falta e daria amarelo. Nesse caso, era pênalti e vermelho, era oportunidade clara de gol. Errou e o VAR errou também, os dois erraram feio no lance. Não tem como não dar um pênalti desse, erro grosseiro do árbitro.”, João Paulo Araújo.
Saiba mais sobre o veículo“Foi pênalti. O jogador do Corinthians recebe um tranco por trás, ia sozinho em direção à meta. Além da penalidade, o infrator deveria ser expulso por uma clara e manifesta oportunidade de gol. Por que o árbitro errou? Por estar muito próximo do lance e muito mal colocado. Ele tem que ver a ação dos jogadores de corpo inteiro e nunca por trás, isto elimina a profundidade. Ele teria que abrir a diagonal e ver a ação lateralmente como nos vimos aqui neste vídeo. Faltou discernimento ao VAR para alertar o árbitro para verificar a jogada por outros ângulos.”, Emidio Marques.