Gazeta Esportiva.com
·15 de fevereiro de 2026
Comissão técnica do Corinthians vive dilema para última rodada do Paulista; entenda

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·15 de fevereiro de 2026

A comissão do Corinthians, comandada pelo técnico Dorival Júnior, vive um grande dilema para a última rodada do Campeonato Paulista. O Timão enfrenta o São Bernardo neste domingo, a partir das 20h30 (de Brasília), no Estádio Primeiro de Maio, no interior paulista.
O Corinthians de Dorival chegou à última rodada do Estadual sem estar classificado às quartas de final. O time depende apenas de si para avançar ao mata-mata, mas a comissão técnica adota cautela com a condição física dos jogadores, sobretudo após uma grande sequência de jogos.
Para o Corinthians, uma eliminação na primeira fase do Paulista renderia críticas de parte da torcida, apesar da equipe estar com créditos após as conquistas da Copa do Brasil, em 2025, e Supercopa, em 2026. Uma eventual classificação, por outro lado, deixaria o time mais perto do bicampeonato.
Acontece que, nos últimos dois jogos, Dorival Júnior mandou a campo o que o Corinthians tem de melhor. O Timão entrou com o time titular na derrota em casa para o Palmeiras, pelo Paulista, e também na vitória sobre o Red Bull Bragantino, na Neo Química Arena.
Diante deste cenário, a comissão vive o dilema entre apostar em seus melhores jogadores para buscar a vaga e correr o risco de novas lesões por acúmulo de desgaste, ou confiar em uma equipe mista para tentar a classificação e preservar os atletas com maior minutagem. No duelo contra o Massa Bruta, por exemplo, o Corinthians já não teve André e Breno Bidon, que se machucaram recentemente.
Foi justamente por entender que tinha um elenco curto que Dorival Júnior foi tão enfático na cobrança por reforços. O treinador pediu novas peças de reposição para dar mais rodagem ao elenco e evitar lesões, como aconteceu ao longo da temporada passada.
“Recebemos o Allan depois de uma negociação bem complicada, em que temos que valorizar muito o departamento de futebol do clube e do presidente, que não mediram esforços para buscar reforços pontuais, mesmo sem investimentos. E de repente, de uma rodada para outra, você acaba ficando sem Kaio César, Martínez desde o início, André, Bidon, Charles, inclusive no treinamento. Allan, que chegou e fez apenas 30 minutos de trabalho, já se dispôs a estar em campo. As dificuldades são muito grandes no dia a dia. Tivemos problemas com o Bahia. Charles era incógnita, mas alcançou a recuperação”, explicou o treinador.
“É para vocês verem que quando falamos de ter um elenco mais composto, é por tudo que nós passamos, e não será diferente daqui para frente. Teremos dificuldades na montagem de um time para o outro, de uma quarta, quinta para um domingo. Isso, infelizmente, vai acontecer com muitas equipes do Brasil em razão dessa mudança [de calendário] que aconteceu”, completou.
No momento, o Corinthians tem quatro jogadores entregues ao departamento médico: Breno Bidon (estiramento na coxa direita), André (lesão ligamentar no tornozelo esquerdo), Hugo (cirurgia no joelho direito) e Kaio César (lesão muscular na coxa direita).
Angileri, que renovou contrato com o clube alvinegro até o final do ano, ainda está em processo de recondicionamento físico.
O Corinthians chega à última rodada do Campeonato Paulista sem estar classificado às quartas de final. O Alvinegro, entretanto, não vive uma situação tão complicada e depende apenas de si para avançar ao mata-mata.
O Timão ocupa a quinta colocação na tabela, com 11 pontos conquistados. Neste cenário, uma simples vitória contra o São Bernardo basta para que o Corinthians garanta uma vaga nas quartas de final do Estadual. Se Red Bull Bragantino e Portuguesa tropeçarem, a equipe ainda pode fechar a primeira fase no terceiro lugar.
Um empate também leva o Timão ao mata-mata, com exceção de um único cenário. Botafogo-SP e Capivariano não podem empatar, enquanto Guarani, Santos e São Paulo precisam vencer seus respectivos jogos. O Peixe ainda precisaria de um triunfo por quatro gols ou mais para eliminar o Alvinegro paulista.
Já em caso de derrota para o São Bernardo, a situação do Corinthians se complica. Com possíveis vitórias de São Paulo, Santos e Mirassol, o time de Itaquera daria adeus ao Paulista.









































