Jogada10
·22 de maio de 2025
Como aliados de Xaud avaliam boicote de clubes em eleição na CBF

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·22 de maio de 2025
Um grupo de 20 clubes confirmou, na última quarta-feira (21), que não irá marcar presença na eleição para presidente da CBF no domingo (25), na sede da entidade. Eles pedem “democracia, transparência e representatividade” e afirmam discordar do processo. Afinal, Samir Xaud, candidato único na eleição, será o novo mandatário.
Diante disso, o presidente da Federação Paraense, Ricardo Gluck Paul, analisou o movimento de parte dos clubes de não participar da eleição da CBF. Ele, afinal, será um dos oito vice-presidentes de Samir Xaud, que vai substituir Ednaldo Rodrigues.
“Somos sócio da mesma dor. Acredito que esse distanciamento inicial vai sendo superado à medida que o diálogo se estabelece com mais transparência e firmeza”, disse antes de complementar.
“Vejo com naturalidade o manifesto dos clubes. O voto é uma conquista relevante da sociedade e precisa de respeito, inclusive quando se opta por não exercê-lo. A mobilização de alguns clubes reflete um clamor legítimo por mais diálogo e protagonismo no futebol brasileiro, algo que também tem sido pauta constante entre as federações”, acrescentou Ricardo Paul, ao UOL.
A eleição da CBF será domingo, com a primeira convocação às 10h30. Xaud será candidato único porque Reinaldo Carneiro Bastos não conseguiu o mínimo de oito federações para registrar candidatura, apesar do apoio de 29 clubes.
– 10 clubes apoiam Samir Xaud: Amazonas, Botafogo, CRB, Criciúma, Grêmio, Palmeiras, Paysandu, Remo, Vasco e Volta Redonda.
– Um está neutro: Athletic (MG).
– Nove estavam no movimento com Reinaldo, da federação de São Paulo: Atlético-MG, Avaí, Bahia, Bragantino, Ceará, Ferroviária, Vila Nova e Vitória.
– 20 clubes não votarão em protesto: América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo-SP, Chapecoense, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Cuiabá, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Operário-PR, Juventude, Mirassol, Novorizontino, Santos, São Paulo e Sport.
“SEM CLUBE NÃO TEM FUTEBOL
O futuro do futebol brasileiro precisa ser pautado pela democracia, transparência e representatividade.
Neste domingo, haverá eleição para o próximo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), mas não compareceremos à votação por discordarmos do processo vigente.
Estaremos prontos para conversar com a nova gestão, a partir da próxima semana, para que juntos possamos debater como mudar o processo eleitoral e outras demandas dos clubes em prol de um futebol cada vez melhor.
SEM CLUBE NÃO TEM FUTEBOL
América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo-SP, Chapecoense, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Cuiabá, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Operário-PR, Juventude, Mirassol, Novorizontino, Santos, São Paulo, Sport.”