Esporte News Mundo
·17 de fevereiro de 2026
“Como vinho do Porto”: brasileiro se torna o atleta mais velho a jogar por gigante europeu

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·17 de fevereiro de 2026

Após 24 anos da sua estreia no futebol profissional, Thiago Silva ainda se mantém presente na elite do futebol europeu, jogando no Porto, em Portugal. Aos 41 anos e 3 meses, o brasileiro se tornou o jogador mais velho a atuar pelos Dragões, quebrando o recorde do ídolo português Pepe.

(Foto: Porto/Instagram)
Estreando-se no futebol profissional pelo RS Futebol, agora chamado de Pedrabranca Futebol Clube, em 2002, Thiago Silva iniciava a sua carreira aos 17 anos e, ao contrário do que alguns possam pensar, sua posição de origem foi como meio campista, e não como zagueiro. Aos 19 anos, Thiago estava no Juventude, lugar este onde sua transição para a zaga foi concretizada, o que rendeu ao atleta o prémio de “Jogador Revelação da Temporada”.
Ainda em 2004, Thiago Silva se transferiu para o a equipe B do FC Porto, onde ficou somente durante uma temporada europeia (2004/2005). Mais de duas décadas depois, o zagueiro retornou a Portugal para vestir a camisa dos Dragões, desta vez, estreando pelo time principal e, consequentemente, quebrando o recorde antes retido por outro zagueiro: Pepe.
Publicidade

(Foto: Octavio Passos/Getty Images)
Em 21 de abril de 2024, Pepe se tornava o jogador mais velho a vestir a camisa do Porto, com 41 anos, 1 mês e 26 dias. Assim, no último dia 14 de janeiro de 2026, quando jogava frente ao SL Benfica, Thiago Silva estreou pelos Dragões com uma vitória de 1 a 0, para além de se tornar o jogador mais velho da história do clube, aos 41 anos, 3 meses e 23 dias, superando os números do antigo capitão portista. Desde então, portais como o MaisFutebol – IOL descreveram Thiago “como vinho do Porto”, fazendo a alusão de que quanto mais velho, melhor fica.
Ao vivo


Ao vivo


Ao vivo





































