Companhia sueca acerta licenciamento e produzirá produtos oficiais de Maradona | OneFootball

Companhia sueca acerta licenciamento e produzirá produtos oficiais de Maradona | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Jogada10

Jogada10

·21 de outubro de 2025

Companhia sueca acerta licenciamento e produzirá produtos oficiais de Maradona

Imagem do artigo:Companhia sueca acerta licenciamento e produzirá produtos oficiais de Maradona

A companhia sueca Electa Global comunicou, nesta terça-feira (21), que conseguiu a liberação para produzir uma linha oficial de produtos do ex-jogador Diego Armando Maradona. Na verdade, a empresa acertou uma colaboração exclusiva com os cinco filhos do ex-craque argentino. Assim, ela venderá itens em uma marca criada sob a imagem do craque, que morreu em 2020. Inicialmente, a prioridade será a criação de roupas, calçados e acessórios que se configuram como alto padrão com foco para comercialização na Europa.

“No âmbito deste acordo de longo prazo, a Electa será responsável por todos os aspectos relacionados ao design dos produtos, fabricação, comercialização e distribuição, em estreita coordenação com a família”, indicou a empresa em nota nesta terça-feira.


Vídeos OneFootball


“Não existem muitos produtos oficiais de Maradona. Isto se deve, em parte, ao fato de que isso não foi feito durante sua vida e, desde seu falecimento, sua família e seus filhos não quiseram empreender nada com ninguém. Levou tempo para conquistar sua confiança”, declarou o empresário sueco-iraniano Ash Pournouri, proprietário da Electa, em entrevista à “AFP”.

Vale relembrar que o histórico camisa 10 da Argentina morreu aos 60 anos no dia 25 de novembro de 2020. Na ocasião, ele estava em recuperação de uma intervenção cirúrgica neurológica e sofreu um edema pulmonar.

Alguns dos filhos de Maradona, que a Electa citou em sua nota, reforçaram o simbolismo que o ex-astro carrega.

“O nome de nosso pai tem um significado imenso para milhões de pessoas em todo o mundo. Não se trata apenas de produtos. Trata-se de preservar quem foi Diego: sua paixão, sua energia e seu amor pelas pessoas”, detalharam.

Este navegador não é compatível. Use um navegador diferente ou instale o aplicativo

video-poster

Questão judicial com a marca Maradona

A novidade comercial, aliás, ocorre durante brigas judiciais atreladas ao uso da marca “Diego Maradona”. Em setembro, a Justiça da Argentina apreendeu bens de duas irmãs do ex-astro, de seu antigo representante jurídico, além de outras três pessoas. A acusação era uma suposta gestão fraudulenta da marca do histórico craque.

Além disso, um tribunal de segunda instância de Buenos Aires exigiu o estabelecimento de um processo contra o ex-advogado de Maradona, Matías Morta e de dois dos seus auxiliares pela mesma denúncia. No caso, envolvendo a marca do ex-astro e seus derivados, que de acordo com seus herdeiros deveria ocorrer a transferência para os próprios depois da morte de Maradona. Posteriormente, a decisão da Justiça pediu que houvesse a concessão dos bens tangíveis ou não fossem “imediatamente à propriedade de seus herdeiros”.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads,  TwitterInstagram e Facebook

Saiba mais sobre o veículo