Jogada10
·04 de setembro de 2025
Confira a lista dos possíveis estreantes na Seleção Brasileira

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·04 de setembro de 2025
A partida entre Brasil e Chile, nesta quinta-feira (4/9), poderá marcar a estreia de algumas caras novas com a camisa da Seleção Brasileira. Afinal, cinco dos 24 nomes que estarão à disposição do técnico Carlo Ancelotti para o duelo da 17ª rodada das Eliminatórias, no Maracanã, às 21h30 (de Brasília), jamais vestiram a amarelinha – seja em amistosos, seja em jogos oficiais.
Dessa forma, o Jogada10 traz os nomes em questão, analisando o que tais atletas fizeram para ganhar a confiança do italiano e constarem na lista final para a Data Fifa. São eles: o goleiro Hugo Souza (Corinthians), o lateral-direito Vitinho (Botafogo), o volante Jean Lucas (Bahia) e os atacantes Kaio Jorge (Cruzeiro) e Samuel Lino (Flamengo).
Começando pelo arqueiro do Corinthians. Aos 26 anos, Hugo Souza, revelado pelo Flamengo, vive o auge da carreira. Não à toa, esteve na primeira lista de Ancelotti, ainda que não tenha estreado. Em 42 partidas na atual temporada, ele sofreu 39 gols, o que dá menos de um tento por jogo. Com grandes atuações, o goleiro de 1,99m ajuda o Timão a surgir entre os quadrifinalistas da Copa do Brasil e já com vaga próxima na semifinal, visto que o time paulista venceu o Athletico fora de casa, na ida, por 1 a 0.
Assim, o goleiro pode fazer sua estreia pela Seleção, ainda que improvável. Afinal, ele é o terceiro na lista, com Alisson e Bento, mais experientes, à sua frente. Hugo não atuou por Seleções de base.
Hugo Souza é um dos pilares do Corinthians em 2025 – Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians
O lateral-direito do Botafogo é outro que vive grande fase. Um dos principais nomes da posição no Brasileirão, o jogador também de 26 anos ganha sua primeira convocação na carreira. Ao contrário do arqueiro do Corinthians, porém, Vitinho tem duas partidas pela Seleção sub-20. Foram em jogos pelo Sul-Americano da categoria, em 2019. Ele foi titular nas duas ocasiões, em jogos contra o Chile e Argentina.
No Glorioso, Vitinho tem 43 jogos, anotando dois gols e duas assistências. O ex-jogador do Burnley é titular absoluto de Davide Ancelotti com a camisa do Fogão, sendo o terceiro jogador com maior minutagem dentre o elenco. Apenas John (hoje, no Nottingham Forest) e Marlon Freitas atuaram mais minutos em 2025.
Lateral-direito Vitinho é peça fundamental no time titular do Botafogo – Foto: Vitor Silva/Botafogo
Jean Lucas, do Bahia, chega à sua primeira convocação aos 27 anos. Ele, afinal, é um dos pilares da equipe baiana, que surge nas quartas de final da Copa do Brasil e em quarto lugar no Brasileirão. São 43 partidas em 2025 para o volante, que já marcou seis gols (sendo quatro na Libertadores) e três assistências.
Ele disputou amistoso pela Seleção olímpica em 2019, quando o Brasil venceu o Chile por 3 a 1, em amistoso. Esta foi a única aparição de Jean Lucas em jogos de categoria de base da Canarinho.
Pulmão e cérebro no meio-campo do Bahia, Jean Lucas pode estrear pela Seleção – Foto: Letícia Martins/EC Bahia
Dentre todos os citados, Kaio Jorge, do Cruzeiro, é o que tem maior bagagem por seleções de base, ainda que seja o mais novo da lista aqui abordada – 23 anos. O artilheiro do Brasileirão 2025, com 15 gols, atuou em três partidas pela Seleção sub-15 (quatro gols) e em oito jogos pela sub-17 (cinco). Assim, soma nove gols em 11 aparições com a amarelinha.
Pelo profissional, porém, ganha sua primeira convocação. O atacante revelado pelo Santos tem 18 gols em 31 partidas no ano, sendo dos principais nomes da Raposa, que briga pelos títulos da Copa do Brasil e do Brasileirão.
Kaio Jorge, do Cruzeiro, é o mais experiente dos citados em seleções de base – Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Por último, mas não menos importante, Samuel Lino, ponta do Flamengo. O jogador de 25 anos chegou na janela de transferências que acaba de se encerrar como reforço mais caro da História do clube carioca – cerca de R$ 143 milhões.
E não demorou muito a cair nas graças da torcida. Afinal, veloz e habilidoso, ele já conquistou a vaga de titular pela ponta esquerda e começa a empilhar participações em gols. Só na super goleada do Fla por 8 a 0 sobre o Vitória, foram cinco: dois gols (seus únicos até aqui) e três assistências. Assim, chamou a atenção de Carlo Ancelotti e ganhou a vaga de Matheus Cunha, do Manchester United, cortado por lesão. Ao todo, o ex-jogador do Atlético de Madrid já participou de seis gols em nove aparições pelo Fla.
Mesmo com pouco tempo de casa, Samuel Lino já é titular no Flamengo – Foto: Adriano Fontes/Flamengo