Confira do que o São Paulo precisa para terminar Brasileirão em 8º e sonhar com Pré-Libertadores | OneFootball

Confira do que o São Paulo precisa para terminar Brasileirão em 8º e sonhar com Pré-Libertadores | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Gazeta Esportiva.com

Gazeta Esportiva.com

·06 de dezembro de 2025

Confira do que o São Paulo precisa para terminar Brasileirão em 8º e sonhar com Pré-Libertadores

Imagem do artigo:Confira do que o São Paulo precisa para terminar Brasileirão em 8º e sonhar com Pré-Libertadores

A temporada do São Paulo está prestes a ser encerrada, mas não sem um último confronto antes do fim. Na tarde deste domingo, o Tricolor mede forças contra o Vitória, às 16h (de Brasília), no Barradão, pela 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro.

Muitas equipes do Brasileirão chegaram à última rodada sem nenhum objetivo. Não é o caso do São Paulo. Os comandados do técnico Hernán Crespo ainda sonham com a oitava posição para, quem sabe, conquistar uma vaga na próxima edição da Libertadores. Para isso, porém, o time precisa torcer para o G7 virar G8.


Vídeos OneFootball


Do que o São Paulo precisa para terminar em oitavo?

O São Paulo enfrenta o Vitória na última rodada e depende apenas de si para encerrar o campeonato na oitava colocação. O Tricolor ocupa o posto com 51 pontos no momento e tem como principal rival o Red Bull Bragantino, que figura na nona posição, com 48 pontos.

Para o São Paulo fechar o Brasileirão em oitavo lugar, portanto, basta um triunfo diante do Vitória — o que levaria a equipe são-paulina aos 54 pontos. Na verdade, até mesmo um simples empate garante ao Tricolor a oitava colocação na tabela, uma vez que o time chegaria aos 52 pontos e não poderia ser alcançado pelo Massa Bruta.

Por outro lado, uma derrota no Barradão complicaria a situação do São Paulo — ainda que pouco. Caso perca para o Vitória, o time de Hernán Crespo, para ficar com a oitava posição, passaria a depender de um tropeço do Red Bull Bragantino, seja um empate ou uma derrota.

O Red Bull Bragantino encara o Internacional, que briga contra o rebaixamento, no Beira-Rio. Uma derrota ou um empate do Massa Bruta garantem o São Paulo no oitavo posto. Já em caso de vitória do time de Bragança e um revés do Tricolor, as duas equipes teriam o mesmo número de pontos.

Se Red Bull Bragantino e São Paulo chegarem ao fim da rodada com o mesmo número de pontos, quem fica com a oitava colocação é o Massa Bruta. O primeiro critério de desempate da Série A é o número de vitórias, e a equipe do interior paulista ultrapassaria o clube do Morumbis no quesito, com 15 a 14.

Como o G7 pode virar G8?

Para o São Paulo garantir uma vaga na Libertadores, entretanto, não basta apenas a oitava colocação. O Tricolor ainda precisa torcer para o atual do G7 do Brasileirão vire G8. Isso pode acontecer a depender de quem será o campeão da Copa do Brasil ao fim da temporada.

Para que o G7 vire G8, uma das equipes que integram o grupo dos primeiros sete colocados precisa ganhar a Copa do Brasil. Neste momento, são dois postulantes: Cruzeiro e Fluminense.

O Cruzeiro já garantiu a terceira posição, com 70 pontos, enquanto o Fluminense é o quinto colocado, com 61, e busca a vaga direta na fase de grupos na última rodada. Caso um dos dois conquiste a Copa do Brasil, o número de vagas via Brasileirão passará de sete para oito, o que dá esperanças ao São Paulo de uma classificação à Pré-Libertadores.

Libertadores traz ganhos esportivo e financeiro

A Libertadores é uma competição muito visada pelos clubes não só pelo ganho esportivo, mas também pela visibilidade. As premiações pagas pela Conmebol também costumam ser importantes para os participantes. Neste ano, por exemplo, o São Paulo foi eliminado nas quartas de final.

O Tricolor não conseguiu chegar ao quarto título, mas embolsou 7,2 milhões de dólares (cerca de R$ 45,8 milhões na cotação atual), valor considerável para uma equipe que vive uma situação financeira delicada. A dívida do clube está, atualmente, na casa dos R$ 912 milhões.

O São Paulo, vale lembrar, tinha traçado como meta no início da temporada alcançar justamente as quartas de final da atual edição da Copa Libertadores. O clube cumpriu o objetivo e, agora, sonha com a classificação novamente para a próxima temporada — ainda que tenha que disputar as fases preliminares.

Próximos jogos do São Paulo

  1. Vitória x São Paulo (38ª rodada do Brasileirão)
  2. Data e horário: 07/12 (domingo), às 16h (de Brasília)
  3. Local: Barradão, em Salvador (BA)
  • Mirassol x São Paulo (primeira rodada do Campeonato Paulista)
  • Data e horário: 11/01 (domingo), com horário a definir
  • Local: Estádio José Maria de Campos Maia, em Mirassol (SP)
Saiba mais sobre o veículo