Fala Galo
·28 de março de 2025
Confira o balanço da “era Dalla Déa” como técnico sub-20 do Atlético

In partnership with
Yahoo sportsFala Galo
·28 de março de 2025
Por: Jonatas Berto
Chegou ao fim, nesta sexta-feira (28), a passagem de Guilherme Dalla Déa no comando do Galo Sub-20. Ele deixa o clube após início ruim no Campeonato Brasileiro. Em suas redes sociais, o técnico agradeceu ao Atlético pela passagem, e ressaltou que esta foi a primeira demissão de sua carreira.
RECEBA NOTÍCIAS DO GALO PELO WHATSAPP ( CLIQUE AQUI )
Dalla Déa chegou ao Atlético em novembro de 2023, cercado por muitas expectativas. Vinha de um título mundial conquistado com a Seleção Brasileira Sub-17, em 2019, e de um Campeonato Paulista conquistado com o Sub-17 do Corinthians.
Apesar da empolgação inicial, o trabalho já demonstrou instabilidade logo no início. O Galinho acabou eliminado na segunda fase da Copa São Paulo de Futebol Jr, para o modesto Sfera-SP. A chance de redenção, até naturalmente, viria no Campeonato Brasileiro. Só que o desempenho não melhorou, e o Alvinegro não se classificou ao mata-mata, terminando a primeira fase em 14º lugar. Além disso, teve a terceira pior defesa da competição.
No Estadual, as coisas foram um pouco (!) melhores, pois o Atlético chegou à final do Campeonato Mineiro, dando fim a um jejum de cinco anos. Foi superado pelo América-MG, com placar agregado de 3 a 2.
Mesmo com as decepções, vale citar que o técnico conquistou o título do Campeonato Mineiro de 2025, uma vez que o Atlético Sub-20 disputou as três rodadas iniciais do estadual – foram três empates, contra Aymorés, Democrata e Pouso Alegre, respectivamente.
No futebol de base, pode ser utilizado o argumento de que os resultados pouco importam, se um clube revelar muitos jogadores pro elenco profissional. Mas essa máxima não entrou em campo no trabalho de Dalla Déa. Poucos jogadores tiveram real destaque individual sob seu comando, porque o time não performava muito bem coletivamente. Até ironicamente, os maiores destaques foram os goleiros: Robert, promovido ao profissional, e Pedro Cobra.
De acordo com o portal “O Gol”, o treinador acumulou 55 jogos no comando do Atlético, entre Sub-20, Sub-23 e profissional. Foram 21 vitórias, 16 empates e 18 derrotas – aproveitamento de 47,87%.
Siga o FalaGalo: BlueSky | X/Twitter | Instagram | YouTube | Tópicos | Google Notícias | WhatsApp | Telegrama | TikTok
Ao vivo