Confronto a confronto, um mini-guia das oitavas de final da Conference League | OneFootball

Confronto a confronto, um mini-guia das oitavas de final da Conference League | OneFootball

Icon: Trivela

Trivela

·07 de março de 2023

Confronto a confronto, um mini-guia das oitavas de final da Conference League

Imagem do artigo:Confronto a confronto, um mini-guia das oitavas de final da Conference League

A Conference League ganha bastante peso em suas oitavas de final. Muitos times vistos como favoritos no torneio tinham garantido a liderança de seus grupos e pularam os 16-avos de final. Esta semana marcará a entrada de candidatos como West Ham, Villarreal, Nice e AZ nos mata-matas. Indicam potencial para brigar pela taça, enquanto equipes como Fiorentina e Lazio seguem com força após superarem a etapa de repescagem do torneio continental. As oitavas começam logo nesta terça, com um ótimo Lazio x AZ antecipado por conta do conflito de datas no Estádio Olímpico – a Roma também entra em campo na semana. Já o restante dos duelos fica para a quinta, com alguns choques culturais. Abaixo, preparamos um mini-guia com destaques sobre cada uma das 16 equipes que seguem vivas. Confira:

Imagem do artigo:Confronto a confronto, um mini-guia das oitavas de final da Conference League

(Paolo Bruno/Getty Images/One Football)


Vídeos OneFootball


Lazio

A Lazio fez dois duelos apertados contra o Cluj nos 16-avos de final da Conference. Venceu só por 1 a 0 no Olímpico, mas com um jogador expulso no primeiro tempo, e se valeu do 0 a 0 na Romênia. Entretanto, o time de Maurizio Sarri tem nível suficiente para almejar a conquista do torneio, mesmo sabendo que o sarrafo aumenta bem nessas oitavas. E a fase recente também é positiva. Por mais que os tropeços aconteçam com uma frequência maior que a esperada na Serie A, atualmente são três triunfos consecutivos. E nada se compara com o peso de ser o primeiro time a bater o Napoli no Estádio Diego Armando Maradona na temporada, em grande atuação defensiva dos biancocelesti na última sexta-feira. Não é o elenco mais diverso, mas há uma boa quantidade de alternativas com Sergej Milinkovic-Savic, Felipe Anderson, Mattia Zacagni, Ivan Provedel, Alessio Romagnoli, Luis Alberto e Pedro, entre outros. Apenas a lesão de Ciro Immobile preocupa um pouco mais.

Imagem do artigo:Confronto a confronto, um mini-guia das oitavas de final da Conference League

(ED VAN DE POL/ANP/AFP via Getty Images/One Football)

AZ

O AZ sobrou na fase de grupos da Conference para conquistar a primeira colocação, mas não que estivesse numa chave tão desafiadora. Os encontros com Dnipro-1, Apollon Limassol e Vaduz facilitaram o serviço. O que transmite mais confiança é o desempenho na Eredivisie. A equipe soma 50 pontos, apenas cinco a menos que o líder Feyenoord. Se competir pelo troféu parece ser uma dura missão, dá para almejar pelo menos uma vaga na Champions. O time perdeu recentemente o confronto direto com o Feyenoord, mas são raras as derrotas na caminhada, em que já bateram Ajax e PSV durante o primeiro turno. O técnico Pascal Jansen conta com os gols de Vangelis Pavlidis, destaque no setor ofensivo ao lado de Jens Odgaard e Jesper Karlsson. Mais atrás, quem rende bem é o lateral Yukinari Sugawara, enquanto Mat Ryan é um goleiro experiente. Todavia, o time sofre com lesões de vários jogadores renomados. Brunos Martins Indi e Dani de Wit estão no estaleiro atualmente.

Imagem do artigo:Confronto a confronto, um mini-guia das oitavas de final da Conference League

(George Wood/Getty Images/One Football)

West Ham

O West Ham atravessa uma temporada muito abaixo das expectativas na Premier League. Para quem vinha de campanhas na parte superior da tabela, sonhando até com Champions, lutar contra o rebaixamento é um anticlímax. David Moyes não pode se descuidar da situação, com um time que até vinha de alguns bons resultados nas semanas recentes, como os empates contra Chelsea e Newcastle, além da goleada sobre o Nottingham Forest, mas acabou tomando de 4 a 0 do Brighton. Ainda assim, a ambição continental faz parte da história dos Hammers e não se nega que o elenco é bastante qualificado para os padrões da Conference. Não à toa, venceu os seis jogos da fase de grupos, mesmo pegando adversários tradicionais como o Anderlecht e o FCSB (o antigo Steaua Bucareste). Nomes como Lucas Paquetá, Jarrod Bowen, Declan Rice, Nayef Aguerd e Tomas Soucek podem mostrar um pouco mais na Conference. Resta saber como será a gestão do elenco nas duas frentes, mas peças há de sobra à disposição em Londres.

Imagem do artigo:Confronto a confronto, um mini-guia das oitavas de final da Conference League

(JEAN-FRANCOIS MONIER/AFP via Getty Images/One Football)

AEK Larnaca

Repescado da Liga Europa, o AEK Larnaca se deu bem no sorteio dos 16-avos de final da Conference. Os cipriotas só haviam derrotado o Dynamo Kiev na fase de grupos e avançaram contra outro ucraniano, o Dnipro-1 – que até tinham batido nas preliminares desta mesma Liga Europa no início da temporada. Os auriverdes disputam o título do Campeonato Cipriota, mas não são credenciais que convencem diante de um favorito tão escancarado do outro lado. José Luis Oltra é o técnico de um elenco que possui alguns jogadores tarimbados, a exemplo do atacante Ivan Trickovski, o volante Pere Pons, o lateral Roberto Rosales e o zagueiro Nenad Tomovic. Quem tende a ser bastante testado é o goleiro Kenan Piric, já importante na fase anterior. O volante brasileiro Gus Ledes foi outro que se sobressaiu contra o Dnipro-1.

Villarreal x Anderlecht

Imagem do artigo:Confronto a confronto, um mini-guia das oitavas de final da Conference League

(Aitor Alcalde/Getty Images/One Football)

Villarreal

O Villarreal faz uma temporada em que precisa acertar os prumos. A saída de Unai Emery sem dúvidas causou impacto no time. Enquanto isso, o início de trabalho de Quique Setién oscilou bastante. O Submarino Amarelo teve momentos sólidos de invencibilidade em La Liga, assim como também conviveu com sequências de tropeços. É um time que bateu o Real Madrid, mas também concedeu o primeiro triunfo ao lanterna Elche. Pelo menos os compromissos recentes guardaram triunfos contra Getafe e Almería. E, dentro da Conference, o potencial dos amarelos é evidente. O time garantiu a classificação por antecipação, com sua única derrota na rodada final da fase de grupos, contra o Lech Poznan. É um elenco que carrega a bagagem de quem foi campeão da Liga Europa e semifinalista da Champions nas últimas temporadas. Há muita experiência com Pepe Reina, Raúl Albiol e Dani Parejo, além de outras lideranças como Pau Torres e Gerard Moreno. Em particular, José Luis Morales e Samuel Chukwueze renderam muito na fase de grupos. O time deve ir com tudo na frente continental, por mais que brigue por vaga nas copas europeias em La Liga, na atual sexta posição.

Imagem do artigo:Confronto a confronto, um mini-guia das oitavas de final da Conference League

(LAURIE DIEFFEMBACQ/BELGA MAG/AFP via Getty Images/One Football)

Anderlecht

É preciso respeitar a história de um clube como o Anderlecht, que disputou nove finais continentais. Os violetas possuem troféus na Copa da Uefa, na Recopa (dois) e na Supercopa (também dois), além de quatro vices. Só não é uma fase que referenda tanto os belgas. A equipe ocupa um modestíssimo décimo lugar em sua liga nacional, com sequências de resultados ruins bastante duradouras – e que persistem. Já foram duas trocas de treinadores na atual temporada e o atual comandante, o dinamarquês Brian Riemer, tem o pior aproveitamento dos três. O consolo fica mesmo para a Conference. O Anderlecht passou apertado na fase de grupos, mas conseguiu despachar o Ludogorets em partidas bastante difíceis nos 16-avos. O goleiro Bart Verbruggen foi o herói ao defender três pênaltis e, aos 20 anos, é cotado pela seleção da Holanda. Outros jovens como Zeno Debast, Yari Verschaeren e Moussa N'Diaye indicam potencial, mas o elenco também reúne medalhões do porte de Jan Vertonghen, Lior Refaelov e Islam Slimani.

Nice x Sheriff Tiraspol

Imagem do artigo:Confronto a confronto, um mini-guia das oitavas de final da Conference League

(VALERY HACHE/AFP via Getty Images/One Football)

Nice

O Nice atravessa um momento de recuperação na Ligue 1. Lucien Favre fazia um trabalho fraco em seu retorno ao clube e durou apenas 26 partidas no cargo. Didier Digard assumiu e transformou o rendimento nos últimos dois meses, com um aproveitamento que supera os 77% dos pontos disputados. O novo treinador permanece invicto, com uma sequência de nove partidas na Ligue 1 que inclui vitórias sobre Lille, Lens, Olympique e Monaco. Já na Conference, será sua estreia. Apesar dos pesares, Favre conseguiu um bom desempenho no “grupo da morte” do torneio, ao fechar na liderança da chave em que encarava Partizan Belgrado e Colônia. As Águias têm cancha para uma campanha longa. O elenco muito experiente alinha figuras como Kasper Schmeichel, Dante, Ross Barkley, Aaron Ramsey, Nicolas Pépé e Gaëtan Laborde. Porém, as expectativas ficam para jogadores mais jovens como Képhren Thuram, Sofiane Diop, Bilal Brahimi e o recém-contratado Terem Moffi.

Imagem do artigo:Confronto a confronto, um mini-guia das oitavas de final da Conference League

(Jan Kruger/Getty Images/One Football)

Sheriff Tiraspol

O Sheriff Tiraspol mais uma vez lidera com sobras o Campeonato Moldavo e pode se vangloriar do que apronta na frente europeia. A equipe não passou no seu grupo da Liga Europa, contra Manchester United e Real Sociedad, mas conseguiu a repescagem rumo à Conference e superou o Partizan Belgrado. Mesmo a derrota em casa não impediu uma ótima reviravolta na visita à Sérvia, com o triunfo por 3 a 1. É um time completamente diferente do que derrotou o Real Madrid na temporada passada, mas o clube possui boa capacidade para remontar seus grupos. O plantel treinado pelo italiano Roberto Bordin se escora em muitos africanos, com destaque aos atacantes Abdoul Tapsoba e Rasheed Akanbi, bem como o meio-campista Mouhamed Diop. Os brasileiros também marcam presença, com o lateral Renan Guedes e a volta do meia Ricardinho, veterano de outras passagens pela Transnístria.

Fiorentina x Sivasspor

Imagem do artigo:Confronto a confronto, um mini-guia das oitavas de final da Conference League

(Gabriele Maltinti/Getty Images/One Football)

Fiorentina

A fase da Fiorentina inspira mais confiança que em outros momentos da temporada. O time vem de duas vitórias consecutivas na Serie A e, por incrível que pareça, isso só tinha ocorrido uma vez em toda a campanha. O triunfo recente sobre o Milan, com um placar que poderia ser maior, elevou o moral dos violetas. E o desempenho dentro da Conference é ótimo. O time tropeçou de início, mas se recuperou bem na chave em que Istambul Basaksehir e Hearts eram as principais ameaças. Já diante do Braga, naquele que se prometia o principal confronto dos 16-avos do torneio continental, os italianos deram uma sapatada em Portugal e também ganharam em Florença. Vincenzo Italiano sabe que a Conference é o principal objetivo, diante da posição intermediária na Serie A. Nomes como Cristiano Biraghi, Sofyan Amrabat, Giacomo Bonaventura, Nico González e Jonathan Ikoné dão a impressão de que a Viola pode chegar longe. Olho também em Arthur Cabral, que desandou a fazer gols e tem a alternativa de Luka Jovic no mesmo setor.

Imagem do artigo:Confronto a confronto, um mini-guia das oitavas de final da Conference League

(OZAN KOSE/AFP via Getty Images/One Football)

Sivasspor

As condições do Sivasspor são uma incógnita, diante da temporada atribulada. A equipe faz uma campanha ruim no Campeonato Turco, em que frequentou a zona de rebaixamento e só venceu seis partidas em 23. Além disso, a paralisação por conta do terremoto na Turquia quebrou um ritmo que era de recuperação no início de fevereiro. Na Conference, ao menos, o time se saiu muito bem. Não era um grupo dos mais abertos, especialmente pela concorrência do Slavia Praga e do Cluj, mas os alvirrubros terminaram na primeira colocação. O experiente técnico Riza Calimbay possui seus medalhões à disposição. Max Gradel, Mustapha Yatabaré, Clinton N'Jie e Ahmed Musa estão entre as opções ofensivas. O goleiro Hakan Sasal Vural e o meio-campista Hakan Arslan vêm de boa fase de grupos.

Istambul Basaksehir x Gent

Imagem do artigo:Confronto a confronto, um mini-guia das oitavas de final da Conference League

(Gabriele Maltinti/Getty Images/One Football)

Istambul Basaksehir

O Istambul Basaksehir é mais um time que precisa retomar os rumos após a paralisação do futebol turco em decorrência da tragédia. É uma temporada de altos e baixos do clube, que conta com uma goleada por 7 a 0 sofrida contra o Galatasaray, mas a equipe está na briga pelas copas europeias dentro da Süper Lig – apesar das duas derrotas consecutivas nesta retomada do torneio. Já a fase de grupos da Conference saiu melhor do que a encomenda, com a classificação em primeiro lugar graças à vantagem no confronto direto com a Fiorentina – após os 3 a 0 em Istambul. Um dos principais jogadores da história da Turquia, Emre Belözoglu é o treinador. Como de costume, o time também possui figurinhas carimbadas como Volkan Babacan, Caner Erkin, Lucas Biglia, Adnan Januzaj e Stefano Okaka – lesionado, Mesut Özil deve anunciar a aposentadoria em breve. Também há uma legião brasileira com o zagueiro Léo Duarte, o lateral Lucas Lima e o centroavante João Figueiredo. Mas não é a melhor versão do clube nos últimos anos.

Imagem do artigo:Confronto a confronto, um mini-guia das oitavas de final da Conference League

(VIRGINIE LEFOUR/BELGA MAG/AFP via Getty Images/One Football)

Gent

O Gent não salta aos olhos no Campeonato Belga, mas faz uma temporada satisfatória. É o quinto colocado e briga por vaga no quadrangular do título, para ao menos buscar a classificação para as copas europeias. Não consegue atravessar uma fase tão linear, mas chegar às oitavas da Conference está ótimo. Os alviazuis passaram num grupo em que o Molde era o principal concorrente. Depois, eliminaram nos pênaltis o Qarabag, claro favorito no confronto. O técnico Hein Vanhaezebrouck possui uma boa rodagem no clube e seu elenco oferece boa mescla. Entre os mais rodados estão Michael Ngadeu, Vadis Odjidja-Ofoe e Laurent Depoitre. Hugo Cuypers vive grande temporada no ataque, para suprir a ausência do lesionado Tarik Tissoudali. E se Jens Petter Hauge não deslancha no empréstimo, os jovens Hong Hyun-seok e Gift Emmanuel Orban merecem atenção.

Slovan Bratislava x Basel

Imagem do artigo:Confronto a confronto, um mini-guia das oitavas de final da Conference League

Slovan Bratislava

O Slovan Bratislava carrega a história de quem já conquistou a Recopa Europeia em cima do Barcelona. Mas se aquela final aconteceu há mais de 50 anos, o desempenho recente dos alviazuis nos torneios continentais ainda é digno, dentro das limitações. Na atual temporada, o Slovan avançou para a fase final do Campeonato Eslovaco na segunda colocação. Já na Conference, garantiu a primeira posição num grupo que tinha o próprio Basel, além de Zalgiris e Pyunik. Ganhou inclusive o duelo na Basileia e empatou em Bratislava. O treinador é Vladimir Weiss, que levou seu país à Copa em 2010. Já o destaque em campo é o filho Vladimir Weiss, capitão e referência técnica. Possui companhia do igualmente veterano Juraj Kucka. Outros nomes como os georgianos Giorgi Chakvetadze e Guram Kashia também chamam atenção, enquanto o sérvio Aleksandar Cavric foi destaque na fase de grupos.

Imagem do artigo:Confronto a confronto, um mini-guia das oitavas de final da Conference League

(VLADIMIR SIMICEK/AFP via Getty Images/One Football)

Basel

A campanha ruim do Basel no Campeonato Suíço teve alguns sinais de recuperação mais recentemente. O time está invicto há quatro rodadas e subiu para o quinto lugar, num torneio parelho o suficiente para brigar por vaga na Champions – mas não por título. E uma injeção de ânimo veio na Conference, com a classificação para cima do Trabzonspor. Depois da derrota na Turquia, os Rot-Blau viraram a situação com um duro triunfo no St. Jakob Park. Agora vem a chance da revanche contra o Slovan Bratislava, depois da derrota na fase de grupos. O técnico Heiko Vogel assumiu há um mês, no início de fevereiro. Possui bons jogadores para tentar uma recuperação – sobretudo jovens como Darian Males, Andy Diouf, Andi Zeqiri, Riccardo Calafiori e Liam Millar. Marwin Hitz, Michael Lang e Fabian Frei compõem a velha guarda mais atrás.

Imagem do artigo:Confronto a confronto, um mini-guia das oitavas de final da Conference League

(JONATHAN NACKSTRAND/AFP via Getty Images/One Football)

Djurgardens

Apesar da enorme tradição do Djurgardens no Campeonato Sueco, esta foi apenas a primeira vez que o clube disputou a fase de grupos de uma competição europeia. E deixou ótima impressão, com a liderança soberana da chave que incluía Gent, Molde e Shamrock Rovers. Foram cinco vitórias e um empate, que credenciam os suecos a irem mais longe. O único porém é a falta de ritmo: a equipe foi vice-campeã sueca em novembro e a nova edição da liga só começa em abril. Como o Djurgardens está em pré-temporada, precisou lidar com perdas sensíveis em seu elenco. O zagueiro Hjalmar Ekdal e o meio-campista Emmanuel Banda fizeram as malas. Já o mercado ativo garantiu uma série de apostas, com destaque ao atacante Oliver Berg e ao meio-campista Lucas Bergvall (de apenas 16 anos). O técnico Kim Bergstrand está no cargo desde 2019. A defesa se destaca por contar com Marcus Danielson e Pierre Bengtsson, veteranos da seleção sueca, enquanto o volante Magnus Eriksson e o atacante Joel Asoro são referências mais à frente.

Imagem do artigo:Confronto a confronto, um mini-guia das oitavas de final da Conference League

(JANEK SKARZYNSKI/AFP via Getty Images/One Football)

Lech Poznan

O Lech Poznan cresce na temporada. Os atuais campeões nacionais chegaram a passar pela lanterna nas primeiras rodadas do Campeonato Polonês, mas se recuperaram a olhos vistos e ocupam atualmente a terceira posição, apesar de alguns tropeços mais recentes. Já a campanha na Conference supera bastante as expectativas. Avançar na fase de grupos já foi bom o bastante, na chave contra Villarreal, Austria Viena e Hapoel Be'er Sheva. Ainda assim, a grande alegria foi sobreviver ao Bodo/Glimt nos 16-avos de final, em duelos nos quais os noruegueses pressionaram bem mais. E o cenário parece suficientemente aberto para almejar as quartas de final, contra o Djurgardens. O técnico John van den Brom confia principalmente em Mikael Ishak, o artilheiro da equipe. Michael Skoras também se destaca pelo papel na seleção polonesa. E há uma legião portuguesa que também costuma fazer a diferença, com quatro jogadores nos quais se sobressai especialmente o lateral Joel Pereira.

Saiba mais sobre o veículo