
Gazeta Esportiva.com
·14 de agosto de 2025
Conheça a dupla da base do Santos que está no radar de Cleber Xavier

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·14 de agosto de 2025
Em meio aos problemas defensivos do Santos, com João Basso e Luan Peres entregues ao departamento médico, dois garotos das categorias de base entraram no radar do técnico Cleber Xavier. Trata-se de João Ananias e João Alencar.
Os dois zagueiros têm 18 anos e estão no elenco sub-20. Ambos, no entanto, já começaram a ser relacionados para alguns jogos do profissional.
Ananias chegou ao Santos em 2018. Ele está no primeiro ano de sub-20 e disputou 24 jogos pela categoria até o momento. O Peixe é o seu único clube jogando no campo. Antes, passou pelo futsal do Ribeirão Pires e do Santo André.
O defensor foi relacionado pela equipe principal pela primeira vez no último domingo, na vitória de 2 a 1 sobre o Cruzeiro, no Mineirão, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro.
A Gazeta Esportiva conversou com Eduardo Jardim, do canal Jogo Falando, que acompanha de perto a base do Santos. O jornalista detalhou o estilo de jogo do Ananias.
“É um zagueiro que sabe mais a hora de ser firme, não tem medo de ser duro quando precisa. É canhoto e tem 1,87m. Leitura bem interessante do jogo no geral e tem uma velocidade interessante também, apesar de um pouco menos que o Alencar”, comentou.
Alencar, por sua vez, está no Santos desde 2017. Ele também vive seu primeiro ano de sub-20 e jogou aproximadamente 40 jogos na categoria, já que disputou alguns compromissos no ano passado também, quando ainda fazia parte do sub-17. Antes de chegar no Alvinegro Praiano, passou pelo Cruzeiro.
O Menino da Vila foi relacionado pela equipe principal pela primeira vez no triunfo de 1 a 0 sobre o Vitória, pela 10ª rodada do Brasileirão, no Barradão. Além disso, fez sua estreia como profissional no amistoso contra o RB Leipzig, em Bragança Paulista.
“É o melhor zagueiro da base dos que estão mais próximos do profissional. Forte, de 1,87m, ágil e tem um ótimo trato com a bola no pé. Por algumas vezes chegou a ser utilizado como lateral direito no sub-1 e fez algumas partidas no sub-20 desde os 16 anos. Sempre foi muito bem visto internamente”, analisou Eduardo Jardim.
“O problema é que sofreu com algumas lesões. Ano passado teve pequenos problemas no tornozelo e atualmente operou um ‘rasgo’ no menisco, lesão que nem é tão grave, mas é delicada para cicatrizar. Tem qualidade”, completou.
Em meio a falta de zagueiros no profissional, portanto, Ananias e Alencar sonham em ganhar uma chance com o técnico Cleber Xavier no time de cima do Santos.
Para Eduardo Jardim, no entanto, ainda é preciso esperar um pouco mais para integrar a dupla de vez no profissional.
“No momento, não estão prontos para o profissional. Talvez em situações bem pontuais, mas para firmar melhor precisa esperar mais. No Brasileirão sub-20, começaram muito bem com o Leandro Zago. O Santos vinha no top 5 de defesas da competição, mas com a saída do Zago e a demora na comissão técnica, o time como um todo acabou sofrendo mais gols do que o aceitável pela qualidade dos dois”, finalizou.
Com os jovens no radar, o Peixe volta a campo neste fim de semana. O clube encara o Vasco no domingo, às 16h (de Brasília), no Morumbis, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Ao vivo