Conheça a França, adversária do Brasil nas quartas de final na Olimpíada de Paris | OneFootball

Conheça a França, adversária do Brasil nas quartas de final na Olimpíada de Paris | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Fut das Minas

Fut das Minas

·02 de agosto de 2024

Conheça a França, adversária do Brasil nas quartas de final na Olimpíada de Paris

Imagem do artigo:Conheça a França, adversária do Brasil nas quartas de final na Olimpíada de Paris

A França garantiu vaga na Olimpíada de 2024 por sediar o evento. A seleção francesa chega para o duelo contra o Brasil após vencer duas das três partidas da fase de grupos. Em todos os jogos, a França sofreu gols e também marcou. Outra coincidência é que a atacante Marie Katoto balançou a rede em todas as partidas.

Em Paris, o primeiro duelo foi contra a Colômbia e vencido por 3×2; o segundo foi uma derrota para o Canadá por 2×1; e o terceiro, uma vitória por 2×1 sobre a Nova Zelândia.


Vídeos OneFootball


Essa é a terceira vez que a França disputa a Olimpíada na modalidade do futebol feminino. A sua participação é apoiada pela torcida, o que gera favoritismo à equipe. Além disso, as francesas vêm de bons resultados desde a Copa do Mundo de 2023.

No Mundial, a França chegou às quartas de final, sendo eliminada nos pênaltis para a Austrália. Na ocasião, as francesas se classificaram em primeiro no grupo em que estava no Brasil, inclusive vencendo o duelo contra as brasileiras.

Na Liga das Nações Europeias, em 2024, as francesas chegaram até a final, mas foram derrotadas pela Espanha. Já nas classificatórias para a Eurocopa de 2025, a França já garantiu a classificação.

As convocadas

No dia 8 de julho, as atletas francesas foram convocadas para a disputa de duas partidas das classificatórias para a Euro e também para a Olimpíada.

Goleiras: Peyraud-Magnin (Juventus); Picaud (PSG)

Defensoras: Mbock (Lyon); Renard (Lyon); De Almeida (PSG); Estelle Cascarino (Juventus); Bacha (Lyon); Lakrar; Karchaoui (PSG)

Meio-campistas: Henry (Utah Royals); Toletti (Real Madris); Geyoro (PSG); Baltimore (PSG); Dali (Aston Villa)

Atacantes: Diani (Lyon); Katoto (PSG); Delphine Cascarino (Lyon); Le Sommer (Lyon)

Suplentes: Durand (Sassuolo); Perisset (Chelsea); Le Garrec (Fleury); Becho (Lyon)

Para ficar de olho

Marie Katoto – PSG: artilheira da Olímpiada de Paris, Katoto anotou cinco gols em três partidas. Desde as categorias de base no PSG, a atacante tem faro de gols. Na temporada 2021/22, marcou 32 vezes em 32 jogos. No ano seguinte, devido uma lesão no LCA ficou fora da Copa do Mundo de 2023 e retornou este ano para as competições.

Imagem do artigo:Conheça a França, adversária do Brasil nas quartas de final na Olimpíada de Paris

Marie Katoto é a artilheira da Olimpíada com cinco gols – Foto: redes sociais

A jogadora é uma ótima finalizadora, inteligente, preenche muito bem os espaços e é veloz. É uma das principais atletas da seleção francesa.

Wendie Renard – Lyon: a capitã da seleção francesa é a referência técnica e defensiva da equipe. Além de uma ótima zagueira, que coloca o time em progressão, tem bom passe e domina o jogo aéreo, Renard é conhecida por marcar diversos gols de cabeça. Um desses gols, inclusive, foi marcado contra o Brasil na Copa do Mundo de 2023, quando a seleção empatava com a França em 1×1.

Imagem do artigo:Conheça a França, adversária do Brasil nas quartas de final na Olimpíada de Paris

Wendie Renard é a capitã da França e a principal liderança do time – Foto: redes sociais

Renard também é multivencedora no Lyon, time que defende desde 2006, e onde conquistou 10 títulos de Champions League.

Técnico: Hervé Renard

Hervé Renard assumiu a seleção em 2023, três meses antes da disputa da Copa do Mundo. A antiga treinadora, Corinne Diacre, foi demitida depois de diversas jogadoras, entre elas a capitã Wendie Renard, alegarem abuso moral por parte da técnica.

Imagem do artigo:Conheça a França, adversária do Brasil nas quartas de final na Olimpíada de Paris

Essa é a primeira vez que o treinador Hervé Renard comanda uma equipe feminina – Foto: redes sociais

Até assumir a França, Renard não possuía experiência com o futebol feminino. Ele tinha se destacado por conquistas inéditas com as seleções africanas que comandou. Com a Zâmbia, o técnico foi campeão africano em 2015. Depois classificou o Marrocos para a Copa de 2018. Por fim, seu último trabalho havia sido com a Arábia Saudita, seleção que protagonizou a maior zebra da Copa de 2022 ao vencer a Argentina na estreia do torneio.

Com a seleção feminina da França, Renard ainda não conseguiu nenhum grande feito, apenas avançou para o mata-mata da Copa de 2023, chegou à final da Liga das Nações Europeias e conseguiu a vaga para a Eurocopa de 2025.

França nas Olimpíadas

Essa é a terceira edição que a França participa dos Jogos Olímpicos. Seu melhor resultado foi em 2012, na sua primeira participação. Na Olimpíada de Londres, as francesas caíram apenas para o Japão, na semifinal e foram disputar o bronze, conquistado pelo Canadá.

Em 2016, as francesas conseguiram sua segunda classificação para o torneio. Na Olimpíada do Rio, a seleção chegou às quartas de final e foi eliminada pelo Canadá por 1×0.

Jogos da França na Olimpíada de Paris

Saiba mais sobre o veículo