Conheça Ewerton, o brasileiro que vai ser adversário do Flamengo no Intercontinental | OneFootball

Conheça Ewerton, o brasileiro que vai ser adversário do Flamengo no Intercontinental | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: oGol.com.br

oGol.com.br

·12 de dezembro de 2025

Conheça Ewerton, o brasileiro que vai ser adversário do Flamengo no Intercontinental

Imagem do artigo:Conheça Ewerton, o brasileiro que vai ser adversário do Flamengo no Intercontinental

Depois de vencer o Cruz Azul com show de Arrascaeta, o Flamengo avançou para a semifinal da Internacontinental 2025, que acontece no Catar. O adversário será o Pyramids, do Egito. Em campo, o Mengão irá encontrar do outro lado um atacante brasileiro pouco conhecido no futebol nacional. 

Esse é Ewerton, ponta esquerda de 28 anos que é titular do Pyramids e importante opção para romper linhas com velocidade e dribles. O jogador está fora do Brasil desde 2016, fez sucesso na República Tcheca e vive a sua primeira temporada no time egípcio.


Vídeos OneFootball


Natural de Laranjal do Jari, no Amapá, Ewerton fez sua divisão de base no Água Santa, mas teve como seu primeiro clube profissional o São Bernardo. Foram apenas 11 partidas pelo clube, na segunda divisão do Campeonato Paulista, quando marcou 4 gols. 

Ali começou a aventura europeia de Ewerton, que por dois anos atuou por empréstimo no Zlaté Moracve, da Eslováquia, marcando 9 gols em 52 partidas.

Em 2019, Ewerton rumou em definitivo ao Mladá Boleslav, da primeira divisão da República Tcheca. Sofrendo com lesões, o brasileiro teve uma passagem tímida, retomando os minutos em campo somente defendendo o FK Pardubice por empréstimo. 

Mas a vida de Ewerton mudou realmente na temporada 2021/22, a primeira em que ele realmente teve sequência. O brasileiro foi o grande destaque do Mladá Boleslav, que fez uma campanha de meio de tabela. Na ocasião participou diretamente de 19 gols em 36 jogos na temporada. 

O destaque fez Ewerton ser comprado pelo Slavia Praga, um dos clubes mais tradicionais da República Tcheca. Mas a temporada seguinte não foi das melhores e o brasileiro foi mais reserva do que titular, marcando 4 gols e dando 1 assistência. Seu clube acabou com o segundo lugar, com a mesma pontuação e atrás do Sparta Praga apenas nos critérios de desempate. 

Sem sucesso no Slavia Praga, Ewerton deu um passo atrás e foi contratado pelo Baník Ostrava. Foi então que o brasileiro viveu seu auge na República Tcheca. Em duas temporadas, ele marcou 30 gols e deu 11 asistências em 64 jogos. No último ano, foi artilheiro do clube, que ficou no terceiro lugar da liga nacional e se classificou para pré-Eliminatória da atual Liga Europa

Mudança de ares

Ewerton pouco acompanhou a aventura do Baník Ostrava na Liga Europa - o clube acabou eliminado pelo Legia Varsóvia - e deu fim a sua passagem de 7 anos no futebol da República Tcheca. O atacante foi vendido ao Pyramids em uma transferência que pode chegar a 3 milhões de euros, segundo a imprensa tcheca. 

Contratado no final de julho, Ewerton não tem primeiros meses no novo clube com grandes números: marcou 2 gols e 1 assistência em 17 jogos (sendo titular em 13).

Com Ewerton em campo, o Pyramids superou Auckland City e Al-Ahli Jeddah para chegar na semifinal do Intercontinental contra o Flamengo. A partida acontece no próximo sábado, 13, às 14h (horário de Brasília).

Saiba mais sobre o veículo