Nosso Palestra
·05 de setembro de 2025
Conheça história de Davizão, jovem com chegada ‘inusitada’ no Palmeiras e que sonha com Libertadores

In partnership with
Yahoo sportsNosso Palestra
·05 de setembro de 2025
Neste sábado (6), o Palmeiras inicia a busca pelo tricampeonato da Libertadores Sub-13, no Paraguai, com a presença do zagueiro Davi Lucas, conhecido como Davizão, jovem com história inusitada dentro do clube.
Natural de Campinas, Davi iniciou a trajetória no futebol aos quatro anos, incentivado pelo pai, Alex Carvalho, ex-jogador amador. Passou por diferentes escolinhas e encontrou no Cosmopolitano, clube de Cosmópolis, região metropolitana de Campinas, o espaço ideal para se firmar. Em menos de um ano no clube, chamou a atenção do Palmeiras, que acompanhou de perto seu desempenho até oficializar a chegada em 2024.
A história da chegada do zagueiro ao Palmeiras é diferente. Enquanto passava por testes na Academia de Futebol, em São Paulo, seguiu atuando pelo clube de Cosmópolis. Foi em um encontro entre as duas equipes que o destino do jovem foi mudado e ele assinou com a equipe palestrina.
“Não tem como esquecer esse dia em que ele foi convocado. O Davi ficou em avaliação no Palmeiras por quase cinco meses, mas foi só depois de se destacar contra o próprio clube, em uma partida do Campeonato Paulista pelo Cosmopolitano, que tudo mudou. Quando o treinador chamou para conversar, foi um divisor de águas. A partir dali, o sonho começou a virar realidade”, relembra a mãe do atleta, Josimara Carvalho.
Aos 13 anos, Davizão agora vive um marco na carreira: disputar sua primeira Libertadores defendendo o time alviverde. O peso da responsabilidade, porém, é encarado com maturidade por quem teve que batalhar desde cedo para seguir no futebol.
Além do talento em campo, a família destaca a disciplina e a dedicação como marcas do garoto.
“O Davi é muito responsável e focado nos objetivos. Tem disciplina com treinos, alimentação e sono. Quando enfrentou a lesão, mostrou maturidade para se recuperar e seguir firme no que queria. Ele sempre busca evoluir e ajudar quem está ao redor dele. É um menino bondoso, que sonha grande e está preparado para grandes desafios, como a Libertadores”, completa a mãe.
Davizão com a camisa do Cosmopolitano, de Cosmópolis (Foto: Arquivo Pessoal)
O Palmeiras e o garoto Davizão enfrentam o Gen Chile neste sábado (6), às 15h30, pela fase de grupos da Libertadores Sub-13, competição em que o Palestra é o atual campeão e busca o tricampeonato – além de 2024, venceu em 2022.
O Palestra garantiu vaga na Libertadores Sub-13 ao conquistar a Liga de Desenvolvimento da CBF, torneio equivalente ao Campeonato Brasileiro da categoria. Em março, a equipe derrotou o Flamengo por 1 a 0 na final para faturar a taça.
Na edição deste ano, o Palmeiras está no grupo A, ao lado de GEN Chile-CHL, Liga de Santander-COL, Máquina Celeste-BOL e Naranka Mekánica-VEN. No grupo B, estão Atlético Camino-VEN, Aufi-URU, Cerro Porteño-PAR, Newell’s Old Boys-ARG e Universitário-PER. Os times se enfrentam dentro de suas chaves, e os dois melhores de cada grupo avançam à semifinal.
O Sub-13 do Verdão vai em busca de seu quarto título na temporada. Além da Liga de Desenvolvimento da CBF, a equipe já conquistou a Sanca Cup e a New Cup.
06/09 – 15h30: Palmeiras x GEN Chile-CHL
08/09 – 15h30: Palmeiras x Naranja Mekánica-VEN
10/09 – 15h30: Palmeiras x Liga Santander-COL
11/09 – 15h30: Palmeiras x Máquina Celeste-BOL