FNV Sports
·05 de novembro de 2020
In partnership with
Yahoo sportsFNV Sports
·05 de novembro de 2020
O Wuhan Hongxing Bairun FC é um time amador da cidade de Wuhan, fundado em 1982. Localizada na parte central da China, e que ficou conhecida mundialmente por ser a transmissora do COVID 19. A cidade é onde se encontra o clube amador de futebol que ficou conhecido como “Hongxing Gang”, por se utilizar de atos violentos, intimidadores e com casos de inscrição indevida de jogadores na disputa de jogos.
Em jogo válido pela 3ª rodada da Copa da China de 2016, o clube se envolveu em uma briga com os atletas do Jiangsu Suning, time da 1ª divisão chinesa. Ao final da partida após a derrota, os jogadores partiram para violência e machucaram vários jogadores adversários. Contudo descobriram também que utilizavam jogadores inelegíveis para a disputa do jogo. Posteriormente a partida, a Associação Chinesa de Futebol anunciou as punições ao clube, multa de 200,000 yuan e o banimento das competições realizadas pela ACF.
O clube teve como antecessor o Hejiadun Village Football Team, situado no distrito de Jianghan, em Wuhan, no ano de 1982. Todavia em 2006 o clube mudou de nome se tornando de o Wuhan Hongxing Bairun FC. A equipe é considerada a alça da indústria do futebol amador de Wuhan, comparada a “Gangue de Hongxing” um grupo criminoso chinês.
Yan Qiang, criador da Fanke Football escreveu o seguinte em seu artigo.
“Dizem que Wuhan Hongxing é uma equipe com apoio de tríade, e o chefe inclui uma partida de demolição … Dizem que nos últimos três anos, Wuhan Zall, ex-time da Super League, não se atreveu a derrotar Wuhan Hongxing. Caso contrário, o treinador do jogador estará em perigo pessoal … Também há relatos de que, se a Copa da Inglaterra e outros jogos forem penalizados antes que os adversários não se atrevam a admitir a derrota, o pessoal de Hongxing ameaçará diretamente “cortar sua família …”
A equipe de Wuhan dominou o futebol amador, vencendo o Campeonato da Liga Chinesa de Futebol Amador de 2009 e 2010. Além da Copa dos Campeões da AFC China Prospect City League em 2011 e 2012. Todavia em 2014 venceram a FA Cup Dark Horse Award. Fazendo boas campanhas inclusive na FA Cup, atingindo a 3ª rodada por quatro anos consecutivos.
Entretanto todas essas ações não passaram impunes, dois dias após a partida, o gerente geral do clube Huang Chenggao admitiu a culpa pelo ataque e por usar jogadores inelegíveis. E uma semana depois a ACF anunciou que foram violadas inúmeras normas de disciplina que a entidade determina, são estes os códigos 11, 12, 13, 38, 55, 61, 66 e 101. Ao todo dois funcionários e seis jogadores foram acusados de comportamento de ataque e receberam uma punição vitalícia do futebol.
Os jogadores Zhu Cheng, Yan Qi e Rao Yao, foram acusados de usar a identidade de jogadores qualificados e foram punidos com vinte e quatro meses longe do futebol. Enquanto o resultado desta partida ficou em 3 x 0 para o Jiangsu Suning. Lembrando que logo após o ocorrido a equipe visitante teve de ser escoltada até a estação ferroviária de Wuhan rapidamente. Ainda nos vestiários, jogadores como Xie Pengfei e Ge Wei mostraram as marcas de ferimentos na perna e na costela. Repórteres do Jiangsu e seu técnico Dan Petrescu também foram atingidos, agora pela torcida.
Foto Destaque: Reprodução/Ifeng