
Gazeta Esportiva.com
·19 de novembro de 2024
Conheça Luiz Fernando, jovem que chamou atenção de Ramón Díaz no Corinthians

In partnership with
Yahoo sports
Gazeta Esportiva.com
·19 de novembro de 2024

O técnico Ramón Díaz observa os jovens da base desde que chegou ao Corinthians, no começo de julho. Um dos nomes que desperta a atenção do treinador é Luiz Fernando, ponta que transita entre as equipes sub-17 e sub-20 do Timão.
Luiz foi relacionado pela primeira vez para o time profissional no triunfo contra o Vitória, no último dia 9. O garoto não entrou em campo, mas viajou com a delegação e foi “batizado” pelos companheiros, tendo sua cabeça raspada, ato comum quando um jovem dá seus primeiros passos na equipe de cima.
Além de ter viajado com o grupo para Salvador, o ponta participa de atividades no dia a dia no CT Joaquim Grava junto com outros garotos observados de perto pela comissão, como o zagueiro Renato e o volante Luiz Gustavo Bahia. O lateral direito Léo Mana e o meia-atacante Kayke, outros jovens do elenco, trabalham com o time de cima desde o começo do ano.
Mas quem é Luiz Fernando?
O mais novo talento da base corintiana nasceu em Taboão da Serra-SP no ano de 2007. O jovem deu seus primeiros passos no futebol no Cats (Clube Atlético Taboão da Serra) e no Red Bull Brasil (atual Red Bull Bragantino II).
Luiz Fernando chegou ao Corinthians em 2018, com apenas 12 anos, após ser aprovado em avaliações. O ponta se destacou na temporada de 2023 pelo sub-17 e, em 2024, passou a servir também o time sub-20.
Quais suas características?
Luiz Fernando é ponta, podendo atuar pelos dois lados do campo. Canhoto, o garoto se notabilizou caindo pela direita, onde consegue cortar para dentro e finalizar.
O jovem é conhecido pelo bom arranque e a batida na bola, seja em jogadas de finalização ou situações de passe para companheiros. O atleta também se sai bem quando pressionado, com dribles curtos.
Ano de 2024
Na temporada atual, pelo sub-17, Luiz participou de 14 jogos (todos como titular), com seis gols e três assistências. A categoria revelou bons nomes, mas teve pouco sucesso esportivo, com eliminações nas quartas de final da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro, e queda na semifinal do Campeonato Paulista.
Já no sub-20, categoria de maior visibilidade da base, Luiz Fernando disputou 29 jogos (24 como titular), com quatro gols e cinco assistências. O Timãozinho terminou o Brasileiro na 18ª posição e não avançou para a fase de mata-mata. Já no Paulista, a equipe parou nas quartas de final.
Situação contratual
Luiz Fernando assinou seu primeiro contrato profissional com o Corinthians em setembro de 2023. O vínculo do atleta é válido até agosto de 2026, com multa rescisória de 20 milhões de euros (R$ 121,8 milhões).
Próximos passos
O jovem vive a expectativa de ser relacionado para mais jogos do profissional até o final da temporada. O Corinthians tem pela frente as últimas cinco rodadas do Campeonato Brasileiro e, dependendo dos resultados, pode até conseguir vaga para a próxima Copa Libertadores.
Em 2025, Luiz tem grandes chances de disputar sua primeira Copinha pelo Corinthians, logo em janeiro. O garoto tem o respaldo da comissão técnica do sub-20 devido ao seu bom ano de forma geral.









































