FNV Sports
·11 de junho de 2020
In partnership with
Yahoo sportsFNV Sports
·11 de junho de 2020
A Coluna Escalando a Muralha desta semana, vai contar sobre os hondurenhos que se destacaram na China. Dentre eles tem artilheiro, MVP e campeão chinês. Assim, confira quais jogadores nascidos em Honduras que fizeram sucesso no país asiático.
Abrindo a lista dos hondurenhos, tem o meio-campista que atualmente tem 37 anos, Emil Martínez, já teve passagens por quatro clube chineses, são eles: Shanghai Shenhua, Beijing Guoan, Hangzhou Greentown (hoje Zhejiang Greentown) e Hunan Billows.
Martínez chegou na China edição de 2008, quando chegou por empréstimo ao Shanghai Shenhua, vindo do CD Marathón, de Honduras. Logo na sua primeira temporada, ajudou o time de Xangai, que ficou em 2º lugar, foram 27 partidas e nove gols marcados. Com isso, foi eleito o MVP daquele ano.
No ano seguinte, foi para Pequim, jogar no Beijing Guoan. Por lá, jogou 28 vezes e balançou as redes adversárias cinco vezes. Além disso foi campeão da Superliga Chinesa, o único título do Campeonato Chinês que os Guardas Imperiais conquistaram.
Além disso, em 2010 foi para o Hangzhou Greentown (hoje Zhejiang Greentown), fez um gol em 17 confrontos. Em 2013, teve duas passagens pelo Hunan Billows, no total foram 38 jogos e oito gols marcados.
O defensor que atualmente está com 45 anos, Samuel Caballero, teve apenas uma passagem pela China, no Changchun Yatai, mas foi MVP e campeão com o clube.
O zagueiro chegou no Yatai na temporada de 2006, onde ficou até 2010. Por lá foi campeão da CSL, o Campeonato Chinês, no ano de 2007. Marcou dois gols e disputou 27 partidas. Logo depois, em 2009, onde o time ficou com o 2º lugar na campeonato, fez 25 jogos e balançou as redes duas vezes. Além disso, neste ano ainda foi eleito MVP da torneio.
O atacante que hoje tem 42 anos, Luis Ramírez, também fez história em solo chinês. Por lá teve passagens por três clubes, Shanghai Shenhua, Guangzhou Evergrande e Hangzhou Greentown (hoje Zhejiang Greentown).
Chegou no ano de 2006, no time do Shenhua, em Xangai, marcou 13 gols em 28 jogos. Na temporada seguinte foi para o Guangzhou Evergrande, onde ficou até 2009. Em sua última edição nos Tigres do Sul da China, fez 17 gols em 30 partidas. Assim, foi o artilheiro do Campeonato Chinês, empatado com Hernan Barcos. No total, marcou 41 vezes em 75 confrontos. Posteriormente, foi para o Hangzhou Greentown (hoje Zhejiang Greentown), fez 63 jogos e 22 gols.
Para encerrar a lista de hondurenhos, tem o atacante que atualmente está com 44 anos, também tem sua história em solo chinês, Por lá teve passagem por dois times, no Shanghai Shenhua e no Shanghai United. Martínez chegou na China no ano de 2002, na equipe do Shanghai Shenhua, localizado em Xangai, onde ficou até 2005. Nesse período foram 86 partidas e 36 gols marcados. Além disso, em 2003 foi campeão chinês e escolhido como o melhor jogador do campeonato. Porém, este título foi retirado do Shenhua devido a esquemas de manipulação de resultados.
Logo depois, na edição de 2006 foi para o Shanghai United, onde fez três gols em 12 jogos. Posteriormente, na temporada seguinte retornou ao Shenhua, foram sete confrontos e dois gols.
Foto destaque: Reprodução/La Prensa