OneFootball
·26 de janeiro de 2026
In partnership with
Yahoo sportsOneFootball
·26 de janeiro de 2026
Se você procura lógica no futebol, passe longe do Campeonato Polonês (Ekstraklasa) nesta temporada.
A tabela de classificação atual revela o que deve ser a liga mais equilibrada (e estatisticamente bizarra) do mundo no momento. O Brasileirão não passa nem perto. (Veja a tabela completa no fim da publicação)
O cenário é de "mundo invertido". Para começar, a competitividade é extrema: apenas 11 pontos separam o líder do campeonato (Wisła Płock, com 30 pontos) do lanterna absoluto (Termalica, com 19). Basicamente, três ou quatro rodadas poderiam virar a tabela de cabeça para baixo.
As curiosidades continuam ao olharmos para o topo. O Wisła Płock lidera a competição de uma maneira inusitada: o time empatou seus últimos cinco jogos. Incrivelmente, essa sequência de tropeços foi suficiente para fazer a equipe saltar da 3ª para a 1ª posição, aproveitando-se dos tropeços dos rivais.
Outros dados que desafiam a lógica tradicional do futebol, destacados pelo perfil @TrollFootball:
- Ataque não ganha jogo? O líder do campeonato tem um ataque tímido. Na verdade, 13 equipes marcaram mais gols do que o próprio líder (que tem 21 gols pró em 18 jogos).
- Paradoxo do 13º lugar: O Lechia Gdańsk, que ocupa apenas a 13ª posição, tem o mesmo número de vitórias (7) que o líder. Mais do que isso: o Lechia é dono do melhor ataque da competição (37 gols), mas luta na parte de baixo da tabela.
- A Crise do gigante: O Legia Varsóvia, maior e mais tradicional clube da Polônia, amarga a penúltima posição, com os mesmos 19 pontos do lanterna. O detalhe trágico e curioso? O gigante time tem a quarta melhor defesa do campeonato, provando que ter uma retaguarda sólida não está sendo suficiente para salvá-los do desastre.


E você achando que o Brasileirão era o campeonato mais equilibrado do mundo, hein? Que tal o 'Polonesão'?
📸 Mike Hewitt - 2025 Getty Images









































