Jornal do Fla
·27 de junho de 2026
Conheça os jovens que tentam conquistar Jardim na intertemporada do Flamengo

In partnership with
Yahoo sportsJornal do Fla
·27 de junho de 2026

A intertemporada do Flamengo em Portugal servirá para muito mais do que preparar a equipe para a sequência da temporada. O período também representa uma oportunidade importante para Leonardo Jardim observar de perto alguns dos principais talentos formados no Ninho do Urubu.
Com diversos desfalques por causa da Copa do Mundo, o treinador relacionou nove jogadores da base para a viagem ao Algarve. Além de treinamentos diários, os jovens terão pela frente amistosos contra River Plate, Lausanne-Sport e Benfica, cenário considerado ideal para mostrar serviço à comissão técnica.
Entre os convocados estão atletas que já frequentaram o elenco profissional, casos de Lorran, Rayan Lucas e João Jictor, além de outros nomes que costumam completar treinamentos ou aparecer nas listas de relacionados. Para todos eles, a viagem pode representar um passo importante na disputa por espaço no segundo semestre.
A seguir, o Jornal do Fla apresenta quem são os nove jovens que embarcam para Portugal e o momento vivido por cada um deles antes da intertemporada.
Lorran talvez seja o caso que desperte maior curiosidade da torcida. Considerado uma das maiores promessas recentes das categorias de base, o meia-atacante perdeu espaço ao longo da última temporada e acabou sendo emprestado, retornando recentemente ao Flamengo para definir o futuro.
Desde a reapresentação, Lorran voltou a treinar normalmente com o elenco principal. A comissão técnica ainda avalia se o jogador permanecerá no clube ou será novamente negociado, mas a intertemporada surge como uma oportunidade importante para convencer Leonardo Jardim de que pode voltar a integrar os planos do profissional.

Lorran e Rayan Lucas pelo Flamengo | Fotos: Getty Images e Arquivo Pessoal
Situação semelhante vive Rayan Lucas. O volante também retornou de empréstimo e busca recuperar espaço justamente em um setor que ganhou forte concorrência no elenco rubro-negro.
Assim como acontece com Lorran, a viagem para Portugal pode pesar na decisão da comissão técnica sobre a permanência do meio-campista. Um bom desempenho nos treinamentos e amistosos pode mudar o cenário para a sequência da temporada.
Foto: Divulgação/ Flamengo
Joshua chega como um dos jogadores mais conhecidos da nova geração rubro-negra. O meia-atacante ganhou destaque nacional ao marcar o gol da vitória sobre o Botafogo-PB, pela Copa do Brasil de 2025, e desde então passou a frequentar o elenco profissional.
Internamente, o camisa 10 é tratado como uma das principais joias da base. Com contrato até 2029 e multa milionária, ele tentará aproveitar a intertemporada para conquistar mais minutos sob o comando de Leonardo Jardim.
Foto: Reprodução/ Redes Sociais
Capitão da equipe sub-17, Daniel Thuram é considerado um dos zagueiros mais promissores das categorias de base. O defensor já estreou pelo profissional durante o Campeonato Carioca e renovou recentemente o contrato com o Flamengo.
O prestígio do jovem ficou evidente nesta semana. Mesmo convocado para um período de treinamentos com a Seleção Brasileira Sub-17, o Flamengo optou por mantê-lo no clube para que Leonardo Jardim pudesse observá-lo durante a viagem a Portugal.
Foto: Divulgação/ Flamengo
Guilherme Gomes já se tornou um rosto conhecido entre os torcedores que acompanham o Campeonato Carioca. O meio-campista frequenta o elenco principal desde 2024 e costuma aparecer nas listas de relacionados sempre que surgem oportunidades.
Vivendo o último ano na categoria sub-20, chega embalado por uma temporada consistente, com gols e assistências. A expectativa é transformar essa regularidade na base em mais espaço entre os profissionais.
Foto: Gilvan de Souza/ Flamengo
Daniel Sales se destaca pela versatilidade. Embora atue preferencialmente pela lateral direita, também pode jogar pelo lado esquerdo, característica valorizada por Leonardo Jardim.
O defensor começou 2026 como titular na estreia da equipe principal e acumulou boas participações ofensivas ao longo da temporada na base. Agora, tenta transformar esse desempenho em novas oportunidades no profissional, especialmente em momento que Varela é desfalque e Royal pode ser vendido.
Foto: Adriano Fontes/ Flamengo
Alan Santos é um dos atacantes mais utilizados da equipe sub-20. Rápido e agressivo pelos lados do campo, estreou pelo profissional neste ano durante o Campeonato Carioca.
O ponta chega à intertemporada após boa sequência nas categorias de base. A expectativa é aproveitar os amistosos para mostrar que pode ser uma alternativa para o setor ofensivo rubro-negro.
João Victor em ação | Foto: Divulgação/Fla
João Victor talvez seja o jogador, entre os relacionados, mais acostumado ao ambiente do elenco principal. O defensor já trabalhou tanto com Filipe Luís quanto com Leonardo Jardim e acumula diversas convocações para partidas oficiais.
Apesar disso, ainda busca a primeira sequência entre os profissionais. Muito bem avaliado internamente, tentará aproveitar o espaço gerado pelos desfalques durante a viagem para dar mais um passo rumo à consolidação no grupo principal.
Foto: Reprodução/ Instragram
Johnny iniciou a temporada recebendo oportunidades no Campeonato Carioca, mas precisou interromper a evolução após sofrer uma lesão no ombro esquerdo, que exigiu cirurgia.
Recuperado, voltou a atuar normalmente pelo sub-20 e novamente passou a ser observado pela comissão técnica. A intertemporada representa a chance de recuperar o tempo perdido e voltar definitivamente ao radar do elenco profissional.
Fique por dentro de tudo no seu WhatsApp! 📲 Quer receber as notícias do Mengão em primeira mão, direto no seu celular? Entre agora no canal oficial do Jornal do Fla no WhatsApp e não perca nenhum detalhe sobre o nosso Mais Querido.👉 CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO CANAL


Ao vivo


Ao vivo



































