Fut das Minas
·11 de julho de 2025
Conheça os técnicos brasileiros na Copa América Feminina 2025

In partnership with
Yahoo sportsFut das Minas
·11 de julho de 2025
A Copa América Feminina 2025 tem início no dia 11 de Julho com Equador x Uruguai. No dia seguinte, Peru e Chile entram em campo e, junto da seleção peruana, a treinadora brasileira Emily Lima. A técnica não é a única brasileira entre os comandantes das seleções que disputam a Copa América Feminina.
Além de Emily, Arthur Elias, técnico do Brasil, Fábio Fukumoto, do Paraguai, e Ricardo Belli, da Venezuela, são os outros brasileiros à frente das equipes da América do Sul. Conheça os treinadores:
Técnico do Brasil, Arthur Elias tem 43 anos e vai disputar sua primeira Copa América. No comando da equipe a quase dois anos, Arthur conquistou a medalha de prata na Olimpíada de Paris e chegou ao pódio das outras competições que disputou. Na Copa Ouro de 2024 ficou com o vice e na SheBelieves Cup, também disputada em 2024, conquistou o terceiro lugar.
Antes de assumir a Seleção, Arthur passou oito anos no Corinthians, onde conquistou 16 títulos e teve um aproveitamento de mais de 80% com a equipe.
Emily Lima, 44 anos, começou no futebol como jogadora, atuando pelo São Paulo nos anos 1990, e pendurando as chuteiras em um clube da Espanha. Seu trabalho como treinadora teve início em 2010 com a Portuguesa-SP.
Em 2013 passou pelas categorias de base da Seleção Brasileira, retornando para a CBF em 2016 para comandar a equipe principal. Seu trabalho com o Brasil durou pouco, cerca de um ano.
Emily Lima é uma das treinadoras mais experientes da competição – Foto: ITEA Sport
Em 2019, Emily recebeu o desafio de treinar a seleção do Equador, cargo que permaneceu até 2023, quando foi para o Peru. Com o time nacional peruano, a técnica treina a equipe em uma posição estratégica, desempenhando o papel de coordenadora, em que trabalha com o desenvolvimento da modalidade como um todo.
Ricardo Belli, 38 anos, ficou conhecido no cenário do futebol brasileiro por treinar o Palmeiras e conquistar a Libertadores com a equipe em 2022. Belli comandou as Palestrinas até 2023, quando saiu do clube após sofrer uma goleada de 8×0 do Corinthians na semifinal do Campeonato Paulista.
Ricardo Belli assumiu a seleção da Venezuela em 2025 – Foto: Clara González / FVF
Após deixar o Palmeiras, o técnico teve uma breve passagem pelo Toluca, do México, e, no início de 2025, assumiu a seleção da Venezuela. O cargo de treinador da equipe venezuelana estava vago desde outubro de 2024. Belli disputará a Copa América Feminina pela primeira vez.
Fábio Fukumoto, 37 anos, iniciou o trabalho no futebol feminino com categorias de base. Ele trabalhou como auxiliar da base da Ferroviária, treinou o AF Manthiqueira e Ponte Preta, e foi coordenador no Qionzhong FC (China).
Em 2023, assumiu o comando da seleção sub-20 do Paraguai, liderando a equipe no Mundial da categoria e conquistando o vice-campeonato da Copa América sub-20.
Fábio treinou o time sub-20 do Paraguai antes da seleção principal – Foto: Conmebol / Divulgação
Em 2025, Fábio foi efetivado como treinador da equipe principal do Paraguai e tem pela frente a sua primeira Copa América Feminina com a categoria adulta.
Nesta sexta-feira (11), a Copa América Feminina 2025, terá início. O torneio será sediada em Quito, capital do Equador, e conta com dez seleções divididas em dois grupos:
Grupo A: Equador, Argentina, Chile, Uruguai e PeruGrupo B: Brasil, Colômbia, Paraguai, Venezuela e Bolívia
Os finalistas da Copa América garantem vaga para a Olimpíada de Los Angeles de 2028. Já os classificados do terceiro ao quinto lugar disputam o Pan-Americano.