oGol.com.br
·08 de novembro de 2024
In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·08 de novembro de 2024
Ainda sem a presença de Thomas Tuchel, a seleção da Inglaterra, por intermédio do interino Lee Carsley, anunciou os convocados para a próxima Data Fifa, que será marcada por dois jogos válidos pela Nations League.
Na lista final do English Team, uma novidade chamou a atenção: o zagueiro Taylor Harwood-Bellis, de apenas 22 anos, que defende o Southampton, foi o escolhido para preencher a lacuna deixada por John Stones, que está lesionado.
Formado na academia do Manchester City, o defensor iniciou sua trajetória profissional após ser promovido por Pep Guardiola, quando tinha apenas 17 anos na temporada 2019/2020. Na ocasião, Bellis disputou apenas quatro jogos e marcou um gol.
Ainda sem a experiência necessária para se firmar no Etihad Stadium, o jogador acumulou empréstimos para clubes como Blackburn, Anderlecht, Stoke e Burnley (onde foi treinado pelo histórico zagueiro Vincente Kompany), mas sua evolução foi claramente notada pelo técnico espanhol, que disparou em entrevista recente:
"Estou feliz que ele esteja se estabelecendo na Premier League. Ele é uma peça incrível para o Southampton, especialmente em lances de bola parada. A compostura quando ele tem a bola, a coragem para jogar e arriscar nas aproximações. Ele se mostrou um jogador capaz de mover linhas", declarou Guardiola.
Dono de uma boa estatura (1,88m), Harwood-Bellis sempre se mostrou mais maduro que a média e naturalmente frequentou todas as categorias de base da seleção inglesa, sempre com papel de destaque e liderança.
Durante este processo, a história de Bellis se cruzou com a de Lee Carsley, técnico da seleção inglesa sub-21 até antes de surgir o convite para comandar interinamente a equipe principal.
No ano passado, o zagueiro foi convocado por Carsley para a disputa da Euro sub-21 e, com atuações convincentes, liderou os ingleses (mais uma vez como capitão) para o principal título continental da categoria.
Mesmo em reta final de trabalho na Inglaterra, já que Thomas Tuchel assume a partir de 2025, Lee Carsley fez questão de ressaltar a importância de ter Bellis na convocação e de como o zagueiro merecia este chamado.
“Conheço Taylor desde o City e de ser capitão do time sub-21. Tem tido uma evolução incrível jogando na Premier League semana após semana, ele é um jogador que realmente merece. Ele é um capitão excepcional e um exemplo brilhante para o resto dos jogadores do elenco sub-21", declarou o treinador.
Peça chave no acesso do Southampton para a elite do futebol inglês na última temporada, Taylor Harwood-Bellis tem impressionado por suas atuações seguras e por sua personalidade. Não à toa, na última janela de verão, Russel Martin, técnico de Bellis nos Saints, demonstrou preocupação em relação à permanência do jogador no clube.
“Uma das coisas pelas quais eu estava tão desesperado para resolver é para continuar trabalhando com ele, porque acho que ele tem um teto muito alto de crescimento. Eu realmente acredito que ele jogará por seu país muitas vezes. Espero que possamos ajudá-lo em sua jornada para chegar lá", declarou Martin.
Sem medo de errar, Bellis é um zagueiro que faz o jogo acontecer. Em sua última temporada na Championship, o jogador figurou entre os zagueiros com maior média de passes progressivos por jogo (4,9), aquele que é capaz de romper linhas no campo.
Apesar do crescimento e boa projeção para o futuro, Taylor ainda é visto como uma aparição surpreendente na lista de convocados. Mas não por muito tempo. Tendo nomes como Stones e Maguire já na casa dos 30 anos, Harwood-Bellis tem tudo para ser a cara da nova geração de zagueiros da seleção inglesa.