FNV Sports
·11 de junho de 2020
In partnership with
Yahoo sportsFNV Sports
·11 de junho de 2020
A coluna Além dos Blues homenageia Tadeusz Cisowski, mais conhecido como Thadée Cisowski. O artilheiro era francês, entretanto tem origem polonesa. O jogador foi criado na região da Alsácia-Lorena, uma bacia minerado. Seus números são muito bons, mas as lesões impediram de ser ainda melhor. Thadée é o quarto maior artilheiro da história do Campeonato Francês e tem o recorde de mais hat-trick feitos, foram 22.
O craque já se destacava nas “peladas” que jogava pela Alsácia Lorena. Portanto, era evidente que ele se tornaria um jogador. Seu começo foi no time da cidade, o USB. Após boas apresentações, Thadée Cisowski recebeu uma oferta para iniciar sua carreira profissional. Em 1947, o artilheiro se tornava jogador do FC Metz.
Logo de cara já se destacou, marcou três gols em quatro jogos. Colecionou boas atuações durante anos. Entretanto, na temporada 1951/52, o jogador teve sua perna quebrada. O futebol europeu era muito bruto. Portanto, jogadores mais habilidosos sofriam com os defensores.
Em 1952, Thadée Cisowski foi contratado pelo RC Paris, equipe da capital. Sua passagem pelo Metz foi positiva, colecionou 69 gols em 116 jogos. Por outro lado, as lesões impediram que esses números fossem ainda maiores. Sua passagem pela terra da Torre Eiffel foi extraordinária, marcou 186 jogos em 206 jogos. No ano de 1960, se transferiu para o Valenciennes.
Sua passagem pelo Valenciennes foi apenas por uma temporada, o jogador estava prestes a se aposentar. Atuou em 28 jogos e fez nove gols. Na temporada seguinte, voltou para o FC Metz, equipe que iniciou sua carreira. Thadée Cisowski atou por mais uma temporada, participando de 19 partidas e marcando 8 tentos. Portanto, após sofrer muito com lesões, 37 no total, e por já possuir 35 anos de idade, o artilheiro se aposentou. Se sagrou artilheiro dos anos 1956, 1957 e 1959 da Primeira Divisão Francesa.
Primeiramente, jogar na Seleção de seu país é um sonho para qualquer jogador. Por outro lado, Thadée tinha dupla nacionalidade. Portanto, poderia jogar pela França ou pela Polônia. Sua destino foi os Les Blues. Onde colecionou 13 jogos e 11 gols.
As lesões o perseguiram sua carreira toda. Como resultado, sua participação na Seleção Francesa foi muito discreta. Entretanto, os números foram muito bons. Além disso, Thadée Cisowski teve uma atuação de destaque, que foi contra a Bélgica. No duelo, o artilheiro marcou cinco tentos, sendo o destaque do confronto.
Thadée Cisowski foi um eximo goleador. Além de ser o quarto maior artilheiro da história do Campeonato Francês, é o jogador com mais hat-trick na história do torneio. O Francês coleciona 22 jogos marcando três ou mais gols, entretanto existem jogadores que superaram seu recorde em outras ligas.
Da atualidade, os oito jogadores com mais hat-trick na carreira, apenas quatro tem mais de 22, contado todas as competições. E apenas dois deles superam Thadée Cisowski. Os que superaram o francês, são Lionel Messi e Cristiano Ronaldo, os destruidores de recordes. Messi marcou 3 ou mais tentos em um jogo em 36 ocasiões pelo Barcelona, e Cristiano coleciona 34 pelo Real Madrid, ambos na La Liga.
Desta lista de oito, apenas Neymar e Edinson Cavani atuam na Liga Francesa, entretanto ambos estão muito distantes. Kylian Mbappé tem apenas 21 anos, e tem cinco hat-trick na League One. Portanto é um candidato a bater o recorde, mas é necessário que ele fique mais bons anos na França.
Foto Destaque:Reprodução/Arquivo/Getty Images