Conmebol admite erro do árbitro em expulsão de Plata, do Flamengo, mas inocenta VAR – entenda | OneFootball

Conmebol admite erro do árbitro em expulsão de Plata, do Flamengo, mas inocenta VAR – entenda | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: 90min

90min

·19 de setembro de 2025

Conmebol admite erro do árbitro em expulsão de Plata, do Flamengo, mas inocenta VAR – entenda

Imagem do artigo:Conmebol admite erro do árbitro em expulsão de Plata, do Flamengo, mas inocenta VAR – entenda

Decisão disciplinar que enfureceu a torcida do Flamengo e acabou interferindo diretamente no resultado final da partida no Maracanã, a expulsão de Gonzalo Plata pelo segundo cartão amarelo, apresentado pelo árbitro de campo em lance no qual o atacante rubro-negro não cometeu falta – e sim sofreu, sendo tocado pelo jogador do Estudiantes –, foi analisado nesta sexta-feira (19) pela entidade máxima do futebol sul-americano, a Conmebol.

O que disse a Conmebol sobre a expulsão de Plata?

Poucas horas depois do encerramento da partida de ida das quartas de final da Copa Libertadores, a Conmebol divulgou o vídeo no qual analisa os lances críticos envolvendo a arbitragem no Maracanã. De acordo com a entidade, houve, de fato, um erro grave do colombiano Andrés Rojas ao apresentar o segundo amarelo em lance no qual Plata não cometeu infração.


Vídeos OneFootball


"O atacante rubro-negro joga a bola. Posteriormente, o defensor de camisa branca chuta a bola e ambos caem no chão, não configurando infração do atacante. O árbitro observa a ação e sanciona incorretamente o jogador rubro-negro, expulsando por duplo cartão"

Imagem do artigo:Conmebol admite erro do árbitro em expulsão de Plata, do Flamengo, mas inocenta VAR – entenda

Plata foi expulso injustamente no Maracanã / Ruano Carneiro/GettyImages

A entidade, no entanto, fez questão de isentar a atuação do árbitro de vídeo (VAR) na partida, reiterando que este não poderia interferir em lance de segundo amarelo.

"Vale esclarecer que, de acordo com o protocolo VAR e as regras do jogo, o VAR poderá interferir apenas em incidentes das quatro considerações revisáveis, que são gols, pênaltis, cartão vermelho direto e confusão de identidade. Por não configurar nenhum desses incidentes, já que não é uma infração de cartão vermelho direto, o VAR não pode interferir", continuou.

Valendo uma vaga nas semifinais da Copa Libertadores 2025, Flamengo e Estudiantes voltam a se enfrentar na próxima quinta-feira (25/09), com bola rolando no Estádio Jorge Luis Hirschi, em La Plata, a partir das 21:30 de Brasília.

feed

Saiba mais sobre o veículo