Jornal do Fla
·10 de dezembro de 2025
Conmebol agenda data do sorteio da fase preliminar da Libertadores 2026

In partnership with
Yahoo sportsJornal do Fla
·10 de dezembro de 2025

A Conmebol divulgou na tarde desta quarta-feira (10) a data do sorteio da fase preliminar da Libertadores 2026. A chamada 'pré-Libertadores' contará com duas equipes brasileiras na próxima temporada.
O sorteio acontecerá no dia 18 de dezembro, quinta-feira da próxima semana, na sede da Conmebol em Assunção, no Paraguai.
O único time confirmado até o momento é o Bahia, que terminou o Brasileirão na sétima colocação.
O Botafogo seria o outro classificado, mas caso Cruzeiro ou Fluminense vençam a Copa do Brasil, o Fogão pegará vaga direta na fase de grupos e com isso o São Paulo herdaria a vaga na fase preliminar.
Como a final da Copa do Brasil só acontece três dias depois do sorteio, é provável que os times brasileiros sejam representados como Brasil 1 e Brasil 2 durante a definição dos confrontos. Isso só não será necessário caso a decisão seja entre Corinthians e Vasco ou entre Cruzeiro e Fluminense.
Além do Bahia (e do Botafogo, no momento), a pré-Libertadores 2026 já tem outras equipes confirmadas. Entram na primeira fase as equipes do 2 de Mayo (PAR), Alianza Lima (PER), Deportivo Táchira (VEN) e Juventud de Las Piedras (URU).
Na segunda fase, entram Argentinos Juniors (ARG), Carabobo (VEN), Guaraní (PAR), Liverpool (URU) e O’Higgins (CHI), além dos dois representantes brasileiros.
Ainda há vagas a definir para times da Bolívia, Chile, Colômbia, Peru e Equador.
Na primeira fase, seis times se enfrentam para definir três classificados. Na segunda fase, entram mais 13 times para totalizar 16 e se classificam oito.
Por fim, na terceira fase, oito equipes jogam para definir os quatro classificados para a fase de grupos da Libertadores.









































