MundoBola
·10 de dezembro de 2025
Conmebol agenda data do sorteio da fase preliminar da Libertadores 2026

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola
·10 de dezembro de 2025

A Conmebol divulgou na tarde desta quarta-feira (10) a data do sorteio da fase preliminar da Libertadores 2026. A chamada 'pré-Libertadores' contará com duas equipes brasileiras na próxima temporada.
O sorteio acontecerá no dia 18 de dezembro, quinta-feira da próxima semana, na sede da Conmebol em Assunção, no Paraguai.
O único time confirmado até o momento é o Bahia, que terminou o Brasileirão na sétima colocação.
O Botafogo seria o outro classificado, mas caso Cruzeiro ou Fluminense vençam a Copa do Brasil, o Fogão pegará vaga direta na fase de grupos e com isso o São Paulo herdaria a vaga na fase preliminar.
Como a final da Copa do Brasil só acontece três dias depois do sorteio, é provável que os times brasileiros sejam representados como Brasil 1 e Brasil 2 durante a definição dos confrontos. Isso só não será necessário caso a decisão seja entre Corinthians e Vasco ou entre Cruzeiro e Fluminense.
Além do Bahia (e do Botafogo, no momento), a pré-Libertadores 2026 já tem outras equipes confirmadas. Entram na primeira fase as equipes do 2 de Mayo (PAR), Alianza Lima (PER), Deportivo Táchira (VEN) e Juventud de Las Piedras (URU).
Na segunda fase, entram Argentinos Juniors (ARG), Carabobo (VEN), Guaraní (PAR), Liverpool (URU) e O’Higgins (CHI), além dos dois representantes brasileiros.
Ainda há vagas a definir para times da Bolívia, Chile, Colômbia, Peru e Equador.
Na primeira fase, seis times se enfrentam para definir três classificados. Na segunda fase, entram mais 13 times para totalizar 16 e se classificam oito.
Por fim, na terceira fase, oito equipes jogam para definir os quatro classificados para a fase de grupos da Libertadores.









































