Conmebol altera regulamento da Sul-Americana; veja o que mudou | OneFootball

Conmebol altera regulamento da Sul-Americana; veja o que mudou | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Fala Galo

Fala Galo

·19 de fevereiro de 2026

Conmebol altera regulamento da Sul-Americana; veja o que mudou

Imagem do artigo:Conmebol altera regulamento da Sul-Americana; veja o que mudou

Por Jonatas Berto

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) divulgou, na última quarta (18), o manual de clubes das Copas Sul-Americana e Libertadores. O documento contém, entre outras coisas, os regulamentos específicos das competições. Para 2026, algumas regras e procedimentos sofreram alterações, e vão impactar a vida dos clubes participantes. Veja abaixo o que mudou.


Vídeos OneFootball


Critérios de desempate

A Conmebol alterou a lógica do critério de desempate, especificamente na fase de grupos. Anteriormente, caso duas equipes terminassem empatadas em pontos, o desempate seria dado na seguinte ordem: saldo de gols, melhor ataque, melhor ataque como visitante, melhor posição no ranking de clubes, sorteio.

A partir de agora, o confronto direto será o primeiro critério. Quem tiver o maior número de pontos, considerando os dois confrontos diretos na fase de grupos, vai ganhar a posição da tabela. Em caso de empate de pontos, o segundo critério considerado será o saldo de gols. Caso pontuação e saldo de gols terminem iguais, será bonificada a equipe que marcar mais gols, no total dos dois jogos. Depois do confronto direto, a ordem dos critérios de desempate ficou da seguinte forma: saldo de gols, melhor ataque, menor número de cartões vermelhos, menor número de cartões amarelos, sorteio.

Acúmulo de cartões

O regulamento de 2026 indica uma mudança importante, com relação ao acúmulo de cartões. No ano passado, os cartões amarelos dos jogadores eram “resetados” na fase de mata-mata, ignorando a fase de grupos. Em 2026, o artigo que previa a regra foi retirado. Apesar disso, jogadores que tomarem o terceiro amarelo, ou sejam expulsos na última rodada da fase de grupos, continuarão a pagar a suspensão no primeiro jogo das eliminatórias.

Parada de hidratação “estilo vôlei”

Caso uma partida tenha paradas de reidratação, a TV poderá colocar câmeras e microfones na área técnica, captando eventuais instruções táticas dos treinadores, e a conversa dos atletas. A dinâmica será parecida com as paradas técnicas no voleibol, onde a transmissão acompanha toda a conversa nos bancos de reservas.

Finalista no ano passado, o Atlético começa a luta pela Copa Sul-Americana ainda no primeiro trimestre. O sorteio dos grupos será realizado pela Conmebol, em data ainda a ser divulgada.

Saiba mais sobre o veículo