
Gazeta Esportiva.com
·11 de agosto de 2025
Conmebol anuncia medidas contra cera no futebol sul-americano

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·11 de agosto de 2025
Na manhã desta segunda-feira, a Conmebol anunciou medidas contra cera e interrupções deliberadas em suas competições.
Diante de reclamações constantes de cera e anti-jogo ao longo da história das competições da Conmebol, o presidente Alejandro Domínguez, juntamente com a Direção de Competições e Operações da confederação, anunciou ações para impedir essa prática.
“Entre os principais objetivos estão: minimizar as interrupções causadas por substituições ou atendimentos médicos, garantir um maior controle do tempo para se aproximar ao máximo dos 90 minutos de jogo efetivo e aplicar advertências (cartões) a quem atrasar deliberadamente a retomada da partida”, diz nota publicada pela entidade.
Nos últimos meses, diversas ações contra o anti-jogo foram impostas no futebol mundial. Em março, a International Football Association Board (IFAB) modificou a Lei 12.2, sobre o tiro livre indireto, alterando o tempo que o goleiro pode segurar a bola para oito segundos. Caso a regra seja descumprida, o árbitro deve marcar escanteio para a equipe adversária.
Aqui no Brasil, a CBF implementou o sistema de bolas múltiplas para diminuir a demora na reposição. Todas essas ações visam atingir o mínimo de tempo de bola rolando desejado pela Fifa, que é de 60 minutos.
A Direção de Competições e Operações da CONMEBOL informou que, com o objetivo de aumentar a competitividade do futebol sul-americano, a Confederação está promovendo ações voltadas a reduzir as interrupções do jogo, desestimular as demoras intencionais e elevar a dinâmica e a qualidade do espetáculo esportivo.
Essas medidas serão aplicadas a todas as competições organizadas pela entidade máxima do futebol sul-americano e incluem a aplicação rigorosa do regulamento diante de atrasos desnecessários, assim como um apelo à responsabilidade e à colaboração de todos os envolvidos no futebol: dirigentes, jogadores, comissões técnicas, árbitros e torcedores.
Com menos tempo perdido, haverá mais jogo; com mais jogo, aumenta a exigência; e, com isso, cresce o atrativo das partidas e torneios — em benefício de clubes e federações.
Entre os principais objetivos estão: minimizar as interrupções causadas por substituições ou atendimentos médicos, garantir um maior controle do tempo para se aproximar ao máximo dos 90 minutos de jogo efetivo e aplicar advertências (cartões) a quem atrasar deliberadamente a retomada da partida.
O resultado final será um futebol sul-americano mais competitivo e vibrante, fundamentado em um sólido espírito esportivo e no jogo limpo.
A CONMEBOL segue comprometida em oferecer um espetáculo mais atrativo, dinâmico e com melhor aproveitamento do tempo efetivo de jogo, com foco principal nas competições CONMEBOL Libertadores e CONMEBOL Sul-Americana, que entram em suas fases decisivas.
Ao vivo
Ao vivo