Futebol Latino
·07 de março de 2025
Conmebol divulga potes para sorteio de grupos da Libertadores 2025

In partnership with
Yahoo sportsFutebol Latino
·07 de março de 2025
Nesta sexta-feira (7), a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) oficializou a composição dos potes usados no sorteio da fase de grupos da Libertadores 2025, previsto para o dia 17 de março. A montagem tem base no ranking da entidade e leva em consideração as participações em torneios regidos pela gestora do futebol na América do Sul.
Na formatação dos cabeças de chave, quatro dos oito clubes brasileiros na disputa não estão entre os cabeças de chave. São eles Internacional, Fortaleza, Corinthians e Bahia. No caso dos dois últimos, ainda pendentes de se garantirem na fase de grupos via terceira fase eliminatória.
Existe apenas uma trava para a composição dos grupos da Libertadores 2025 que se refere a dois clubes do mesmo país estarem na mesma chave. Contudo, há uma excessão a essa regra que se trata dos clubes vindos da fase prévia.
Nesse caso, é possível que aconteça um clássico entre Corinthians e Palmeiras ou São Paulo, por exemplo, já na fase de grupos. Isso, evidentemente, caso o Timão reverta, no segundo jogo, a larga desvantagem para o Barcelona de Guayaquil.
Pote 1
Botafogo, River Plate, Palmeiras, Flamengo, Peñarol, Nacional, São Paulo e Racing.
Pote 2
Olimpia, LDU, Internacional, Libertad, Independiente del Valle, Colo-Colo, Estudiantes e Bolívar.
Pote 3
Atlético Nacional, Vélez Sarsfield, Fortaleza, Sporting Cristal, Universitario, Talleres, Deportivo Táchira e Universidad de Chile.
Pote 4
Carabobo, Atlético Bucaramanga, Central Córdoba, San Antonio Bulo Bulo e os quatro classificados da terceira fase eliminatória.