Coluna do Fla
·24 de dezembro de 2025
Conselheiras do Flamengo se pronunciam após fala de Bap sobre jornalista da Globo

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·24 de dezembro de 2025

Presidente do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista realizou uma reunião com os sócios, nessa terça-feira (23), para apresentar os resultados do Mengo no ano. Ao comentar sobre o futebol feminino, Bap criticou a jornalista Renata Mendonça, da Globo, que reclamou do investimento na modalidade em 2025.
Após a repercussão negativa da fala de Bap, as Conselheiras do Flamengo se pronunciaram sobre a situação. Assim sendo, o grupo demonstrou apoio à jornalista Renata Mendonça.
A Bancada Feminina vem a público manifestar seu repúdio aos comentários depreciativos, ocorridos na reunião de ontem na sede da Gávea, desvalorizando uma mulher no seu ambiente de trabalho e na sua fala. Concordamos que a Emissora citada deveria valorizar e aumentar os direitos de transmissão do Futebol Feminino para o Flamengo. Mas, esta crítica certeira não poderia, sob hipótese nenhuma, vir acompanhada de um ataque à uma jornalista, de uma forma tão virulenta e deselegante. Reiteramos nossa luta em prol das mulheres no ambiente esportivo. Atletas, conselheiras, sócias, funcionárias, torcedoras, arbitras, jornalistas devem ser não somente respeitadas, independentemente dos seus posicionamentos, mas também acolhidas, e enaltecidas para que tenhamos cada vez mais mulheres envolvidas em um mundo tão masculino, e hermético à mudanças, que é o mundo do Futebol. Toda nossa solidariedade à Renata Mendonça.
— Quais são os fatos? Audiência crescente. Se compara com o futebol masculino? Não, mas não pode ser essa diferença. A TV fica com os lucros do pacote de marketing e não distribuiu aos clubes —, iniciou Bap.
— Tem lá a nariguda da Globo que fica falando mal da gente e tudo mais, do futebol, que não estimula… dá vontade de falar: ‘Filha, convence a sua empresa a colocar 10 milhões, 20 milhões por ano em direito de transmissão que a coisa fica melhor. Pau que dá em João tem que bater em Maria também —, finalizou o presidente do Flamengo.
A jornalista Renata Mendonça, em outubro de 2025, por meio do portal Dibradoras, publicou um vídeo sobre a estrutura de treinos do time de futebol feminino do Flamengo. Assim sendo, a profissional questionou os investimentos da gestão Bap na modalidade.
Na ocasião, o registro de Renata Mendonça viralizou e chocou a internet ao revelar as condições precárias enfrentadas pelas jogadoras do Flamengo. Nas imagens, é possível ver que o vestiário precisa de manutenção, com pisos quebrados e sujos. Por fim, outro trecho do vídeo mostra a pia: ao ser ligada, a água saiu marrom, com aspecto barrento.
Vale destacar que a Globo também se pronunciou após as falas do presidente do Flamengo. Desse modo, a emissora repudiou a atitude de Bap e demonstrou apoio à jornalista Renata Mendonça.
“A Globo repudia o ataque gratuito e misógino do dirigente do Flamengo a uma de suas profissionais e reitera seu profundo respeito às mulheres e a opiniões críticas que não ofendam nem insultem quem quer que seja”, disse a TV Globo, em nota oficial.









































