Conselheiros cobram explicações sobre sociedade entre filho de Casares e empresário de jogadores | OneFootball

Conselheiros cobram explicações sobre sociedade entre filho de Casares e empresário de jogadores | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: AVANTE MEU TRICOLOR

AVANTE MEU TRICOLOR

·16 de setembro de 2025

Conselheiros cobram explicações sobre sociedade entre filho de Casares e empresário de jogadores

Imagem do artigo:Conselheiros cobram explicações sobre sociedade entre filho de Casares e empresário de jogadores

Um grupo de 29 conselheiros do São Paulo protocolou nesta segunda-feira (15) um requerimento ao diretor-executivo de ESG, riscos e compliance do clube, Roberto Soares Armelin, pedindo análise sobre um possível conflito de interesses envolvendo o presidente Júlio Casares. O pedido se baseia na ligação empresarial entre o filho do mandatário, Júlio César Casares Filho, e o empresário de jogadores Aref Abdullatif. A informação foi publicada inicialmente pelo ANOTAÇÕES TRICOLORES (conheça mais do trabalho clicando aqui).

O documento cita o Programa de Integridade Tricolor, lançado em fevereiro de 2021 como prioridade da gestão Casares, com a promessa de implantar regras de compliance e fortalecer a transparência como princípio de conduta. Diante disso, os conselheiros questionam se a relação empresarial pode comprometer esses compromissos.


Vídeos OneFootball


Segundo o requerimento, “considerando a divulgação de notícia, comprovada por meio de documentos obtidos na Junta Comercial do Estado de São Paulo, da sociedade envolvendo o senhor Aref Abdullatif, empresário de jogadores de futebol, e o senhor Júlio César Casares Filho, filho do presidente do São Paulo Futebol Clube, na empresa Dospets Comércio e Serviços para Animais Ltda., desde o dia 5 de dezembro de 2019, o que, ao menos em tese, pode configurar conflito de interesse”, caberia ao compliance avaliar o caso.

Aref Abdullatif é o único sócio da Kah Esportes e Entretenimento Ltda., empresa que, no início da gestão Casares, em 2021, agenciava apenas um jogador. Desde então, segundo o documento, 21 atletas das categorias de base tricolor teriam passado pela empresa, embora alguns deles já tenham deixado o clube: Maioli, Gabriel Tchelin, Gui Lanza, Davi Jesus, Jorginho, Davi Stenio, Biel, Pedro Ícaro, Fernandinho, Jorginho Albuquerque, Murillo Concimo, Miguel Bernardo, Netin Alves, Davi Fraga, Pedro Simões, Miguel Francelino, Fernandinho Cabral, Felipe Silva, Daniel, Arthur Freitas, Dudu Vória e Pietro Tubarão. No pedido, os conselheiros listaram todos os jogadores representados pela empresa.

O grupo quer esclarecimentos sobre três pontos: se há regras específicas sobre conflitos de interesse entre dirigentes e familiares, se o caso se enquadra nessas situações e, em caso positivo, quais as punições previstas.

A ligação entre Casares Filho e Abdullatif já havia sido revelada pelo ‘UOL’ em julho de 2023. O portal mostrou que os dois são sócios na Dospets Comércio, uma empresa voltada para o mercado de pets. Na ocasião, tanto o empresário quanto o filho do presidente alegaram não haver benefícios na parceria. Em nota, o São Paulo disse que a sociedade fora constituída antes da posse de Casares e que estava “parada desde que ele foi eleito presidente”, embora o cadastro da empresa seguisse ativo na Receita Federal — até o mês passado, pelo menos, ele seguia ativo.

O texto também revelou que a Kah Sports recebeu R$ 208 mil em comissões do São Paulo na temporada anterior, valor ligado à contratação de atletas. Um dos principais jogadores representados pela empresa era o atacante Maioli, que tivera o contrato renovado recentemente, mas em 2024 foi vendido ao APOEL, do Chipre. A empresa rebateu qualquer suspeita, alegando que seus contratos são firmados de maneira idônea e que estava “longe de ser a empresa com mais jogadores no São Paulo”.

Casares Filho, de acordo com pessoas próximas, teria dito desconhecer que Aref atuava no agenciamento de atletas quando se associaram. Ao menos naquela época, além de atuar em negociações, o empresário circulava no dia a dia das categorias de base do clube e também agenciava o goleiro Felipe Alves, contratado em 2022.

Saiba mais sobre o veículo