oGol.com.br
·20 de agosto de 2025
Contratado pela perseverança, francês acampa na frente do estádio e ganha oportunidade na Macedônia do Norte

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·20 de agosto de 2025
Na era das contratações indicadas por dados cada vez mais detalhados de cada jogador, algumas histórias fogem completamente do padrão. Enquanto reforços são contratados por virtudes técnicas ou táticas, o francês Louis-Mickaël Sylla recebeu uma oportunidade na primeira divisão por outra característica: sua resiliência.
O influencer decidiu acampar em frente ao estádio do Makedonija GP, da Macedônia do Norte, até receber uma chance de demonstrar o seu talento. A atitude insistente do francês chamou a atenção do presidente do clube, que aceitou oferecer uma chance.
"Como presidente do FK Makedonija , falei diretamente com o Louis Sylla e deixei claro, ninguém assina um contrato aqui apenas por marketing ou repercussão na mídia. Isso seria uma falta de respeito com todos os jogadores que trabalharam duro desde a infância para chegar ao futebol profissional. Mas sejamos honestos, viajar o mundo sozinho, sem empresário e sem garantias, movido apenas por um sonho... Isso exige coragem. E às vezes, a coragem merece uma porta para se abrir", explicou o presidente.
"É por isso que ofereci uma chance para ele. Não um contrato profissional. Não um atalho. Mas um lugar na equipe para treinar, viver a realidade diária de um clube profissional e provar que ele pertence. Ele agora entra em uma jornada longa e exigente. Não haverá filtros, nem desculpas. Apenas trabalho, disciplina e verdade. E ao longo do caminho, ele descobrirá uma coisa: o futebol profissional não é uma fantasia, é um trabalho", completou.
Sylla é influencer nas redes sociais e acumula mais de 70 mil seguidores. Antes de ter a sua insistência reconhecida, o francês encontrou a porta fechada em outros clubes pela Europa. Durante as suas tentativas, Sylla registrou a sua criatividade para tentar chamar a atenção dos clubes.
A história de um influencer em busca de uma chance no futebol profissional não é nenhuma grande novidade nos últimos anos, mas o caso de Sylla se destacou pela criatividade e pela persistência por uma oportunidade.
Em uma das iniciativas, o francês aparece nas arquibancadas tentando chamar a atenção da comissão técnica com um cartaz: "Por favor, me dê uma chance". Aos 31 anos, o francês não possui nenhum registro no futebol profissional.
A grande oportunidade do francês pode não ser em um grande centro do futebol europeu, mas se dará em um clube de projeção no futebol local. FK Makedonija é o atual campeão da segunda divisão da Macedônia e soma cinco participações nas fases preliminares das três competições europeias nos últimos anos.
Ainda sem estar registrado oficialmente como atleta do Makedonija, Sylla segue a sua progressão no clube e disputou os seus primeiros minutos em amistoso preparatório do clube.
Com duas derrotas em duas rodadas na Liga da Macedônia do Norte, o sonho de ser um jogador profissional do reforço resiliente parace estar cada vez mais próximo.