oGol.com.br
·08 de outubro de 2025
Convocado enquanto voava, Paulo Henrique admite ter desistido do sonho na seleção

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·08 de outubro de 2025
Domingo à noite, horas depois do Vasco superar o Vitória por 4 a 3 pelo Brasileirão, o lateral Paulo Henrique pousava em Santa Catarina para aproveitar os dias de folga com a família quando recebeu uma notícia que sonhou por anos: ele estava convocado para a seleção brasileira. No dia seguinte, o jogador já estava a caminho de Seul, onde se encontra a seleção para enfrentar a Coreia do Sul em amistoso.
O momento da convocação foi detalhada pelo lateral do Vasco em entrevista à CBF TV nesta quarta-feira, 8. Paulo Henrique contou ainda estar cansado da maratona, mas que o maior sentimento do momento é o de sonho realizado.
""Tínhamos dias de folga então eu tinha viajado (após Vasco x Vitória) para Santa Catarina passar uns dias com a família. Quando o avião pousou lá que vi a mensagem e foi aquele susto de início. Avisei a minha esposa, a minha família que estava lá que teria que voltar. Começou a correria com uma felicidade imensa de todos", contou.
Paulo Henrique tem 29 anos e pela primeira vez foi convocado para a seleção brasileira. A sua convocação aconteceu após a lesão de Wesley França, da Roma, em um jogo do Campeonato Italiano também no domingo. O lateral do Vasco admitiu que desacreditou que conseguiria vestir a camisa da Amarelinha e realizar o maior sonho da carreira.
"Sempre sonhei com isso. Claro que quanto mais o tempo passa e as coisas demoram a acontecer, a gente vai vendo o sonho ficar mais distante. Passei por interior de Santa Catarina, interior do Paraná, vários clubes pequenos. Eu fui subindo degrau por degrau até chegar no Vasco e aqui hoje. Eu cheguei a desacreditar em certos momentos", admitiu.
Na entrevista, Paulo Henrique apontou Cafu e Maicon como referências de jogadores da sua posição e também comentou as primeiras impressões de trabalho com o treinador Carlo Ancelotti. "Ele não ganhou cinco Champions League à toa. Me tratou super bem desde o início, me passando o que ele quer. Uma satisfação enorme também trabalhar com um treinador com a grandeza do Ancelotti".
A convocação de Paulo Henrique é para os amistosos da data-fifa de outubro, contra Coreia do Sul e Japão. A princípio, ele deve ser reserva de Vitinho, do Botafogo, mas espera oportunidades de entra em campo.
"Se tiver a oportunidade de estar jogando eu vou abraçar essa chance da melhor maneira possível. Estudar bastante as seleções (Coreia do Sul e Japão), entender como elas jogam e tentar explorar as brechas que eles deixaram. Temos todo um staff por trás que vai nos passar o melhor caminho. Estou aqui para aproveitar meu tempo, aprender bastante e se tiver em campo fazer meu melhor"
Paulo Henrique vive o melhor momento da sua carreira, e nesta temporada pelo Vasco, soma 4 gols e 5 assistências em 47 jogos. Antes de chegar ao Cruzmaltino em 2023, ele também atuou por Juventude e Atlético Mineiro.