Copa do Brasil passará a ter duas vagas de Libertadores a partir de 2026 | OneFootball

Copa do Brasil passará a ter duas vagas de Libertadores a partir de 2026 | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: ecbahia.com

ecbahia.com

·11 de dezembro de 2025

Copa do Brasil passará a ter duas vagas de Libertadores a partir de 2026

Imagem do artigo:Copa do Brasil passará a ter duas vagas de Libertadores a partir de 2026

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) prepara uma mudança significativa no sistema de distribuição de vagas para a Copa Libertadores a partir da temporada de 2026. A decisão é que o campeão e o vice-campeão da Copa do Brasil passem a ter vagas garantidas na principal competição da América do Sul. A informação é do jornal O Estado de S. Paulo.

A alteração visa valorizar a Copa do Brasil, torneio que oferece a maior premiação do futebol nacional. Até a edição atual, somente o campeão do torneio de mata-mata tinha acesso à Libertadores.


Vídeos OneFootball


Vaga de Libertadores para vice-campeão da Copa do Brasil sairá da Série A

Para equilibrar o número de classificados e acomodar o vice-campeão da Copa do Brasil, a CBF irá remanejar uma vaga que seria destinada ao Campeonato Brasileiro.

Ainda não se sabe se a vaga remajeada para o vice-campeão da Copa do Brasil será de fase de grupos ou de Pré-Libertadores.

Essa alteração vinha sendo debatida dentro da confederação havia meses. A decisão da CBF deve ser anunciada aos clubes nesta quinta-feira (11).

Novidades no formato da Copa do Brasil 2026

Além da mudança nas vagas da Libertadores, a Copa do Brasil de 2026 terá outras novidades. O torneio passará a contar com 14 datas, com um aumento no número de partidas, totalizando 155 até 2029.

O número de clubes participantes também aumentará, passando de 92 para 126 em 2026, e 128 a partir de 2027. Outra mudança será a disputa das cinco primeiras fases em jogo único, com as equipes da Série A entrando a partir da quinta rodada.

Oitavas, quartas e semifinais manterão o modelo de ida e volta.

A final, por sua vez, será disputada em jogo único, no dia 6 de dezembro, encerrando a temporada.

Impacto da mudança para o Bahia

Como a vaga será remajeada do Brasileirão, a mudança afeta diretamente o setor da classificação em que o Bahia terminou na classificação em 2024 e em 2025.

Na temporada passada, o Esquadrão ficou com a última vaga na Pré-Libertadores, ao terminar como oitavo colocado. Já em 2025, até o momento o Esquadrão também tem a última vaga na Pré-Libertadores.

Saiba mais sobre o veículo