Fut das Minas
·19 de julho de 2023
In partnership with
Yahoo sportsFut das Minas
·19 de julho de 2023
A Copa do Mundo Feminina começa em algumas horas. Chegar a um campeonato mundial pela seleção de seu país é um sonho de grande parte das atletas. Na nona edição da Copa, haverá muita experiência em campo, mas muita juventude com a renovação de grandes seleções.
Duas jogadoras chegam para a Copa do Mundo como as que mais disputaram o torneio e também as mais velhas de toda a competição.
Sinclair
Christine Sinclair, de 40 anos, atacante do Canadá, está prestes a entrar em campo pela sexta Copa. A jogadora estreou em mundiais em 2003, com apenas 20 anos. Pelo Canadá, ela marcou 190 gols em 323 jogos, se tornando a atleta que mais marcou pelo Canadá entre homens e mulheres.
Christine Sinclair é uma das jogadoras mais experientes da Copa do Mundo Feminina – Foto: Canadá/Divulgação
Sinclair conseguiu guiar a seleção canadense à medalha olímpica, em Tóquio, em 2021. Foi também campeã do Pan-Americano de 2011. Marcou em cinco edições de mundial, como a atacante brasileira Marta.
Onome Ebi
A zagueira nigeriana Onome Ebi, de 40 anos, também vai disputar a sexta Copa do Mundo da carreira. Já fez mais de 100 jogos pela seleção, conquistou quatro vezes o Campeonato Africano Feminino. Jogou as Olímpiadas em 2011. Atualmente, a defensora joga pelo Levante Las Planas, da Espanha.
Onome Ebi, 40 anos, vai disputar a sexta Copa do Mundo da carreira – Foto: Redes sociais
Curiosamente, Nigéria e Canadá se enfrentam na primeira rodada da Copa do Mundo Feminina 2023. A partida acontece nesta quinta-feira, ás 23h30. As seleção já confrontaram três vezes, com duas vitórias das canadenses e uma das nigerianas.
Apesar da Seleção Brasileira ter entre as 26 convocadas a Aline Gomes, de apenas 18 anos, não pode dizer que tem a atleta ais jovem da competição.
A atacante da Coreia do Sul, Casey Phair, tem apenas 16 anos, e vai para a primeira participação em torneios internacionais com a seleção. Além de fazer história marcando presença tão jovem no mundial, a atacante é a primeira multirracial a ser convocada para a seleção entre homens e mulheres.
Casey Phair é a mais jovem a disputar essa edição da Copa do Mundo – Foto: Seleção da Coreia do Sul
Ela nasceu nos Estados Unidos, mas tem nacionalidade Sul-coreana. O pai é americano e a mãe é da Coreia do Sul.
A seleção sul-coreana está no grupo H e estréia contra a Colômbia na próxima segunda-feira, às 23h.