Jogada10
·04 de janeiro de 2022
In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·04 de janeiro de 2022
Nesta terça-feira (4) ocorreu um jogo isolado pela segunda Copa do Rei da Espanha: Ponferradina x Espanyol. O Espanyol, fora de casa, ganhou nos pênaltis por 3 a 1, após 1 a 1 no tempo normal, avançando de fase. E o protagomista foi um brasileiro de 39 anos, quase desconhecido no Brasil e que saiu de campo derrotado com o Ponferradina, (time da Segundona espanhola): o atacante Yuri Souza.
Yuri sobre o pênalti que ele mesmo vai cobrar para empatar a partida e levar o jogo para as penalidades – Reprodução
Afinal, quando o time perdia por 1 a 0, aos 42 da etapa final, Yuri sofreu um pênalti, que ele mesmo cobrou para empatar. Depois, no último minuto, salvou uma bola de cabeça em cima da linha, levando o jogo para a prorrogação. Neste tempo extra, se machucou e, como o time não podia mais fazer substituição, seguiu no sacrifício ajudando o Ponferradina a levar o jogo para as penalidades. Yuri e seu time acabaram eliminados, mas o veterano saiu ovacionado pela torcida deste clube que está celebrando neste ano o seu centenário.
O jogo
O Espanyol, time da elite espanhola, entrou com status de superfavorito e deu mostras de que venceria o jogo. Teve as melhores chances e saiu na frente aos 4 minutos com Adria Pedrosa. Mas tinha um detalhe: O Espanyol, entrou com vários reservas, se desligou um pouco do jogo e deixou o time da casa equilibrar. E com os visitantes sonolentos, o Ponferradina cresceu e empatou aos 42 no pênalti que Yuri sofreu e cobrou. Dois minutos depois, Yuri, ajudando a defesa, salvou de cabeça em cima da linha.
Na prorrogação, com alguns titulares em campo, o Espanyol foi bem melhor, mas não marcou e o jogo foi para as penalidades. Yuri estava escalado para a quinta cobrança do Ponferradina. Mas nem bateu. Seu time perdeu três penalidades, o Espanyol foi 100% e venceu por 3 a 1.
Yuri é o garoto-propaganda do pequeno Ponferradina. Ele é o destaque na foto do site oficial do clube (acima) – Divulgação/Ponferradina
Alagoano de Maceió, Yuri de Souza Fonseca é o ídolo maior deste pequeno time de Ponferrada, cidade de 65 mil habitantes e que manda seus jogos no acanhado Estádio El Torealin (8.000). Yuri foi ainda criança para Portugal, onde iniciou a careira profissional no Maia, em 2000. Passou por Gil Vicente e Boavista antes de começar a defender pequenos da Espanha: Pontevedra, Las Palmas e Ponferradina, onde chegou em 2016. Fez uma grande temporada e foi negociado ao Huanghai da China. Não vingou e voltou ao Ponferradina, onde está desde 2018 e é endeusado. E depois do que fez nesta terça-feira, Yuri certamente ganhou mais pontos.
4/1 (terça-feira) Ponferradina 1×1 Espanyol (1×3 nos pênaltis)
5/1 (quarta-feira) 12h – Eibar x Mallorca 12h – Leganés x Real Sociedad 12h – Cartagena x Valencia 15h30 – Linares x Barcelona 16h – Real Valladolid x Betis 16h – Atletico Baleares x Celta 16h – Mirandés x Rayo Vallecano 17h30 – Alcoyano x Real Madrid 6/1 (Quinta-feira) 12h – Girona x Osasuna 12h – Fuenlabradaa x Cádiz 14h – Zaragoza x Sevilla 14h – Gijón x Villarreal 16h – Mancha Reaçl x Athletico Bolbao 16h – Almería x Elche 17h30 – Rayo Majadahonda x Atlético de Madrid