Corinthians dá detalhes sobre preparação física da base em preparação para Copinha | OneFootball

Corinthians dá detalhes sobre preparação física da base em preparação para Copinha | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Central do Timão

Central do Timão

·30 de novembro de 2025

Corinthians dá detalhes sobre preparação física da base em preparação para Copinha

Imagem do artigo:Corinthians dá detalhes sobre preparação física da base em preparação para Copinha
  1. Por Vinícios Cotrim | Redação da Central do Timão

O Corinthians já está em preparação para a disputa da Copinha, que se inicia no dia 2 de janeiro. Além da parte tática, comandada por William Batista desde a reta final desta temporada, o Time do Povo também conta com um time forte de preparação física e fisiologia no clube.

Nós criamos processos aqui para entender o estágio em que eles estão, a potencialidade que eles têm para crescer dentro das capacidades físicas deles. A partir disso, nós individualizamos através dos nossos processos avaliativos, onde a gente entende essa condição deles e a gente procura entender essas potencialidades e trabalhar em cima disse“, comentou Michael de Paula, fisiologista das categorias de base, na Corinthians TV.


Vídeos OneFootball


Imagem do artigo:Corinthians dá detalhes sobre preparação física da base em preparação para Copinha

Foto: Reprodução/Corinthians TV

A segunda categoria mais importante da base é o sub-17, que mesmo sendo mais jovens, sempre entregam jogadores para a disputa da Copinha. Apesar disso, o departamento tem atenção na forma que a preparação acontece com esses atletas, visto que a parte física ainda está em desenvolvimento.

Hoje, com todos os dados da fisiologia, nós conseguimos construir as sessões de treino cada vez mais individualizadas, mais assertivas, não colocando em risco os atletas a ter uma propensão a ter lesões musculares, articulares no caso. Conseguimos também fazer um planejamento a médio e longo prazo para que nós tenhamos esses atletas no mais alto ápice esportivo durante toda a temporada“, ressaltou Rodrigo Marin, preparador físico do sub-17.

As categorias são, lógico, diferentes principalmente por causa da idade. E na base, você tem entre um ano e outro, a diferença é muito grande, porque você tem atletas que realmente dão aquela esticada e tem outros que já estão desenvolvidos.“, Walmir Cruz, coordenador de performance

Como comentado sobre a sub-17, a sub-20 é a mais importante, pois é o estágio final da formação de um atleta nas categorias de base. Esses jogadores serão maioria na disputa da Copinha. Contudo, mesmo com a idade sendo próxima, cada jogador tem uma maturação diferente.

É lógico que cada faixa etária exige um nível de performance, um nível de trabalho, a gente segue respeitando os limites de cada idade, mas, às vezes, tem atletas que são maturação tardia, alguns acabam maturando antes. Então, alguns atletas, por exemplo, hoje dentro da categoria sub-20, que ainda tem idade de sub-17 e que acabam suportando o mesmo trabalho do sub-20. Mas, mesmo assim, nós procuramos tomar mais cuidado com esses atletas para que não tenham nenhum problema físico que venha trazer um prejuízo, seja no momento ou até mesmo no futuro também“, explicou Fernando Barros, preparador físico do elenco sub-20.

Os grupos da Copinha foram divulgados na última terça-feira (25), com o Corinthians sendo selecionado para jogar em Jaú. Além do XV de Jaú, clube da cidade, o Timãozinho também enfrentará Trindade-GO e Luverdense-MT na primeira fase. O clube busca o 12º título na história.

Veja mais:

Imagem do artigo:Corinthians dá detalhes sobre preparação física da base em preparação para Copinha

Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!

Sexta e sábado: 10h15 | 12h | 14h45Domingo: 9h20 | 11h | 13h50

Saiba mais sobre o veículo