Esporte News Mundo
·11 de dezembro de 2025
Corinthians é atingido por nova decisão envolvendo a FPF

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·11 de dezembro de 2025

A Federação Paulista de Futebol determinou novamente a proibição da entrada de materiais que identifiquem a Gaviões da Fiel em estádios do estado. A restrição, válida até 31 de dezembro de 2026, inclui camisas, bandeiras, faixas e instrumentos usados pela principal organizada do Corinthians.
O veto foi oficializado em documento assinado pelo vice-presidente da FPF, Mauro Silva, após recomendação da Promotoria de Justiça do Juizado Especial Criminal Central. A medida está relacionada ao confronto envolvendo torcedores de Corinthians e São Paulo ocorrido no bairro do Bixiga, em 20 de novembro, logo após o clássico disputado na Neo Química Arena.
Segundo o Ministério Público, imagens do episódio mostram um embate violento, com grupos uniformizados utilizando artefatos, bombas e outros objetos, caracterizando um confronto previamente articulado. O promotor responsável pela recomendação classificou o episódio como uma situação que gerou “pânico” entre moradores da região.
A Gaviões da Fiel informou que seu departamento jurídico já acompanha o caso e deve se manifestar futuramente.
Com a decisão, a organizada já não poderá utilizar adereços na partida de volta das semifinais da Copa do Brasil, marcada para domingo, na Arena.
A medida ocorre pouco após a liberação parcial das torcidas organizadas do Corinthians, anunciada no fim de outubro. Na ocasião, após seis meses de punição por incidentes na final do Campeonato Paulista, representantes das organizadas assinaram um Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público e a Polícia Militar para retomar o acesso aos estádios. A volta ocorreu no duelo contra o Grêmio, em 2 de novembro.









































