Corinthians Feminino chega ao seu maior jejum no Brasileirão e segundo maior desde reativação em 2016 | OneFootball

Corinthians Feminino chega ao seu maior jejum no Brasileirão e segundo maior desde reativação em 2016 | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Central do Timão

Central do Timão

·16 de abril de 2025

Corinthians Feminino chega ao seu maior jejum no Brasileirão e segundo maior desde reativação em 2016

Imagem do artigo:Corinthians Feminino chega ao seu maior jejum no Brasileirão e segundo maior desde reativação em 2016
  1. Por Daniel Keppler / Redação da Central do Timão

Na noite desta terça-feira, 15, o Corinthians Feminino foi até o Rio de Janeiro para enfrentar o Fluminense no Estádio Moça Bonita, em Bangu, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. Em jogo truncado e de muitos erros, as Brabas saíram atrás no placar, até empataram com Letícia Monteiro, mas não conseguiram a virada, perdendo mais pontos importantes neste início de competição.

O empate significou o terceiro tropeço seguido da equipe, que antes perdeu para o Palmeiras por 2 x 1 e empatou com o Red Bull Bragantino por 2 x 2, ambos os jogos também pelo Brasileirão. E como se não bastasse a sequência negativa ter feito o time se afastar da liderança do torneio, ela também entrou na história da modalidade no Parque São Jorge.


Vídeos OneFootball


Imagem do artigo:Corinthians Feminino chega ao seu maior jejum no Brasileirão e segundo maior desde reativação em 2016

Foto: Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians

Segundo levantamento da Central do Timão, essa foi a primeira vez na história da participação do Corinthians no Campeonato Brasileiro que a equipe passa três jogos seguidos sem vencer. Vale lembrar que o time disputa a competição nacional desde 2016, portanto há dez temporadas. Até então, o time nunca havia ficado mais de dois jogos sem vencer.

Tal cenário havia ocorrido seis vezes: duas em 2016 (Iranduba 2 x 2 Corinthians / Corinthians 0 x 2 São José e Flamengo 3 x 2 Corinthians e São José 1 x 1 Corinthians), uma em 2017 (Santos 2 x 0 Corinthians / Corinthians 0 x 1 Santos), uma em 2018 (Corinthians 0 x 0 São José / São Francisco-BA 0 x 0 Corinthians), uma em 2019 (Ferroviária 1 x 1 Corinthians / Corinthians 0 x 0 Ferroviária) e uma em 2021 (Santos 2 x 1 Corinthians / Corinthians 1 x 1 Palmeiras).

Desde esta última sequência, em 2021, o Corinthians Feminino havia entrado em campo 80 vezes pelo Brasileiro sem nunca ter deixado de vencer após um resultado negativo (empate ou derrota). Essa série começou no dia 13 de maio de 2021, com goleada por 8 x 2 sobre o São José, e terminou 1414 dias depois, em 27 de março de 2025, na vitória por 2 x 0 sobre o Juventude, a última da equipe na atual edição do torneio.

No entanto, o atual jejum de vitórias não é (negativamente) histórico apenas na participação das Brabas no Campeonato Brasileiro. Ele também acabou entrando na própria história do departamento. Isso pois, desde a reativação do futebol feminino em 2016, apenas uma vez o Corinthians viveu uma sequência semelhante, há cerca de seis anos e meio.

Naquela temporada, o time ficou quatro jogos sem vencer. Isso ocorreu entre os dias 22 de setembro e 6 de outubro, onde o Corinthians acumulou os seguintes resultados: empate em 0 x 0 com o Taubaté pelo Paulistão, derrota por 2 x 1 para o Flamengo pelo Brasileirão, derrota por 1 x 0 para o Santos pelo Paulistão e empate em 2 x 2 com o Santos pelo Paulistão.

Para encontrar outros jejuns parecidos, é necessário recuar na história do Corinthians Feminino até outras eras da modalidade. Alguns momentos em que isso ocorreu foram em setembro de 2009 (quatro jogos sem vitória), novembro e dezembro de 2008 (três jogos), maio a agosto de 2005 (cinco jogos) e novembro de 1997 (três jogos). Podem haver mais ocorrências, mas há lacunas na base de dados nestes anos que impedem a análise completa dos resultados.

Agora, para evitar igualar a pior sequência sem vencer desde 2016, o time deposita todas as fichas em uma vitória no seu próximo compromisso. O Corinthians volta aos gramados já no próximo sábado, 18, às 21h, quando receberá o Instituto 3B no Parque São Jorge.

Veja mais:

Saiba mais sobre o veículo