Corinthians segura Gotham FC, Zanotti decide e Brabas vão à final da Copa das Campeãs da FIFA | OneFootball

Corinthians segura Gotham FC, Zanotti decide e Brabas vão à final da Copa das Campeãs da FIFA | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Central do Timão

Central do Timão

·28 de janeiro de 2026

Corinthians segura Gotham FC, Zanotti decide e Brabas vão à final da Copa das Campeãs da FIFA

Imagem do artigo:Corinthians segura Gotham FC, Zanotti decide e Brabas vão à final da Copa das Campeãs da FIFA
  1. Por Vinícios Cotrim | Redação da Central do Timão

Na manhã desta quarta-feira (28), o Corinthians entrou em campo em partida histórica para o futebol feminino mundial. No Gtech Community Stadium, em Londres, na Inglaterra, as Brabas enfrentaram o Gotham FC pela semifinal da Copa das Campeãs da FIFA. Gabi Zanotti foi decisiva e garantiu a vitória do Timão por 1 x 0, classificando o clube para a final.

Agora, o Corinthians aguarda a outra semifinal, que será disputada entre Arsenal e ASFAR, com jogo marcado para 15h (de Brasília) desta quarta-feira. A final está marcada para domingo, dia 1º de fevereiro, no Arsenal Stadium.


Vídeos OneFootball


Imagem do artigo:Corinthians segura Gotham FC, Zanotti decide e Brabas vão à final da Copa das Campeãs da FIFA

Foto: Divulgação/FIFA

O começo do jogo foi de sustos para o Timão, mas a equipe comandada por Lucas Piccinato conseguiu se encontrar dentro das quatro linhas e realizou a única finalização em direção ao gol nos primeiros 45 minutos. Por outro lado, a Lelê não precisou fazer defesas, mas esteve atenta com as seis finalizações do clube americano na primeira etapa.

A etapa final foi de domínio estadunidense. O time do Gotham FC fez trocas logo no início do segundo tempo e passou a atacar de forma constante pelas laterais do campo, principalmente no lado direito. Contudo, foi o Corinthians que aproveitou a grande chance e abriu o placar, após jogada envolvendo Ivana Fuso, Tamires e Gabi Zanotti, a autora do tento.

Escalação do Corinthians

Para o maior jogo da história do clube no futebol feminino, Lucas Piccinato e a comissão técnica decidiram escalar a equipe com reforços e jogadoras experientes: Lelê; Gi Fernandes, Thais Ferreira, Letícia Teles e Tamires; Ana Vitória, Duda Sampaio e Andressa Alves; Jaqueline, Belén Aquino e Gabi Zanotti.

No banco de reservas, todas as outras jogadoras relacionadas para a competição: Nicole, Rillary, Gisela Robledo, Ariel Godoi, Ivana Fuso, Vic Albuquerque, Letícia Monteiro, Paola García, Juliete, Rhaizza, Day Rodríguez, Duda Mineira, Jhonson, Carol Nogueira e Erika.

As únicas que ficaram de fora da competição histórica foram a goleira Ana Morganti, as zagueiras Agustina Barroso (lesionada) e Thaís Regina (lesionada), as meias Juliana Passari, Manu Olivan e Rafa Rocha, além da atacante Ellen Cristine.

Escalação do Gotham FC

Berger; Jaedyn Shaw, Bruninha, Lilly Reale e Sonnett; Howell, McCaskill e Rose Lavelle; Gabi Portilho, Midge Purce e Jess Carter foi o time escolhido pelo técnico Juan Carlos Amorós para o jogo valendo vaga na grande final da Copa das Campeãs da FIFA.

Arbitragem

A entidade máxima do futebol escolheu a árbitra Tess Olofsson (SUE) para comandar a partida, acompanhada de Almira Spahic (SUE) e Monica Lokkeberg (NOR) como assistentes. Juliana Demetrescu (ROM) foi a quarta árbitra durante o jogo.

Imagem do artigo:Corinthians segura Gotham FC, Zanotti decide e Brabas vão à final da Copa das Campeãs da FIFA

Foto: Divulgação/FIFA

Primeiro tempo

O Corinthians começou pressionado nos primeiros segundos de jogo. A equipe do Gotham começou pressionando, enquanto as Brabas sentiram o ritmo do tempo sem jogar desde o ano passado.

Apesar do susto, o Corinthians chegou minutos depois após contra-ataque que terminou em Jaqueline na lateral da área. Ela cruzou para dentro e encontrou Belén Aquino, que finalizou para fora.

Aos 16 minutos, o Gotham pressionou a saída de bola do Corinthians e forçou Lelê a passar a bola no pé da adversário. Apesar da chance, McCaskill não finalizou be.

No lance seguinte, Gi Fernandes encontrou novamente Jaqueline nas costas da lateral adversária. A atacante foi para cima, invadiu a área, driblou, mas finalizou travada. Minutos depois, Andressa Alves recebeu na entrada da área e finalizou, mas sem perigo para a goleira.

E o Corinthians entrou no jogo de vez. Belén Aquino roubou a bola na saída adversária e partiu para cima. A atacante se desvencilhou da marcação e tocou para Gabi Zanotti, que fez o pivô e encontrou Andressa Alves chegando. A camisa 8 finalizou, mas foi travada.

A equipe do Gotham tentou chegar após isso, sem sucesso. O jogo seguiu sendo disputado, com time americano avançando através da bola parada, mas Lelê não foi obrigada a fazer defesas. Do outro lado, o Corinthians se manteve na marcação alta.

Depois do começo acelerado, as equipes passaram a jogar de forma menos frenética, com o Gotham tentando criar as jogadas e o Corinthians na busca de encaixar um contra-ataque. Os primeiros 45 minutos terminaram 0 x 0, com uma finalização para fora e uma no gol para as Brabas, enquanto o Gotham chutou seis vezes para fora.

Imagem do artigo:Corinthians segura Gotham FC, Zanotti decide e Brabas vão à final da Copa das Campeãs da FIFA

Foto: Divulgação/FIFA

Segundo tempo

Logo no início da etapa final, a atacante Gabi Portilho, que jogou no Corinthians e atualmente defende o Gotham FC, sentiu o tornozelo e pediu para ser substituída. No lugar dele, entrou a Stengel para a mesma posição.

A primeira grande chance do segundo tempo foi do Gotham. Após jogada pela direita, Purce foi para a linha de fundo e tocou para dentro da área. Stengel finalizou com perigo, mas tirou demais da goleira e acabou chutando para fora.

Os primeiros 15 minutos foram de pressão das estadunidenses. O Corinthians não conseguiu encaixar nenhum contra-ataque, diferentemente do primeiro tempo. Belén Aquino era a única válvula de escape das Brabas, mas não conseguiu criar nenhuma oportunidade.

Em busca de pressionar mais no ataque, a atacante Jhonson entrou no lugar de Ana Vitória, que fez sua estreia nesta passagem pelo Corinthians. Com isso, Gabi Zanotti foi recuada para atuar como meia-atacante, enquanto a jovem se tornou a centroavante.

Duda Sampaio quase fez um golaço. A camisa 27 recebeu a bola no meio de campo, viu a goleira adiantada e finalizou de longe. A arqueira apenas ficou de olho na bola, que passou ao lado direito da trave e arrancou suspiro da torcida.

Lucas Piccinato tirou Belén Aquino, que fez seu primeiro jogo com a camisa do Corinthians, para colocar Ivana Fuso. Ela passou a atuar no lado direito, enquanto Jaqueline foi para a ponta esquerda, invertendo a posição em relação ao início do jogo.

GOL DO CORINTHIANS: Ivana Fuso puxou contra-ataque pela direita e cruzou para a área. A bola sobrou para Tamires, que cruzou novamente e encontrou Gabi Zanotti. A camisa 10, capitã e Rainha da América finalizou sem chance de defesas para a goleira adversária. 1 x 0 para as Brabas!

Depois do gol, a pressão do Gotham aumentou ainda mais. O Corinthians seguiu sólido na defesa, afastando todas as bolas. Para dar fôlego ao time, Vic Albuquerque e Day Rodríguez entraram nos lugares de Andressa e Jaqueline, respectivamente.

A arbitragem deu oito minutos de acréscimos. As Brabas seguraram a pressão até o fim e conquistaram a vaga na grande final da Copa das Campeãs da FIFA.

Veja mais:

Imagem do artigo:Corinthians segura Gotham FC, Zanotti decide e Brabas vão à final da Copa das Campeãs da FIFA

Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!

Sexta e sábado: 10h15 | 12h | 14h45Domingo: 9h20 | 11h | 13h50

Saiba mais sobre o veículo