Central do Timão
·15 de dezembro de 2025
Corinthians tem invencibilidade em mata-matas contra adversário da final da Copa do Brasil

In partnership with
Yahoo sportsCentral do Timão
·15 de dezembro de 2025

Às vésperas da final da Copa do Brasil de 2025, o Corinthians chega ao confronto contra o Vasco carregando um retrospecto amplamente favorável em duelos eliminatórios entre as equipes. Ao longo da história, sempre que os clubes se enfrentaram em mata-matas, o Timão levou a melhor. A vantagem corinthiana atravessa décadas e competições distintas.
O primeiro capítulo desse retrospecto foi escrito em 1930, quando o Corinthians conquistou o título do Campeão dos Campeões ao vencer o Vasco na Taça APEA. Desde então, sempre que o encontro aconteceu em confrontos diretos de caráter decisivo, o time paulista avançou. Em cinco embates eliminatórios ao longo da história, o Alvinegro Paulista saiu vitorioso em todos, com cinco vitórias e quatro empates em nove jogos.

Foto: © Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians
Um dos confrontos mais emblemáticos ocorreu em 1995, pela semifinal da Copa do Brasil. No jogo de ida, no Maracanã, o Corinthians venceu por 1 a 0, resultado que já colocava pressão sobre o adversário. Na volta, no Pacaembu, o Timão não tomou conhecimento do Vasco e aplicou uma goleada por 5 a 0, garantindo vaga na final e, posteriormente, o título da competição.
Cinco anos depois, em 2000, Corinthians e Vasco protagonizaram o duelo mais icônico entre os clubes. Na primeira edição do Mundial de Clubes da FIFA, as equipes se enfrentaram em jogo único na grande final, disputada no Maracanã. O Vasco chegou como campeão da Libertadores, enquanto o Timão assegurou vaga por ser campeão nacional do país-sede. Agora, 25 anos depois, o palco histórico volta a conectar os dois clubes em uma decisão.
O domínio corinthiano seguiu em 2006, quando os times se encontraram na fase preliminar da Copa Sul-Americana. Em dois jogos, o Corinthians foi superior e venceu o confronto com um placar agregado de 4 a 1, avançando com autoridade e mantendo a escrita positiva diante do rival carioca em torneios continentais.
Em 2009, o encontro voltou a acontecer em uma decisão nacional, novamente pela Copa do Brasil. Após empate por 1 a 1 no confronto geral, o Corinthians avançou graças ao gol marcado fora de casa no jogo de ida e segurou o resultado na volta. O Timão seguiu até a final e conquistou o título sobre o Internacional, naquela que, até hoje, é a última taça do clube na competição.
Já em 2012, Corinthians e Vasco se enfrentaram pelas quartas de final da Libertadores. Após empate sem gols em São Januário, o Timão venceu por 1 a 0 no Pacaembu e avançou na competição. A classificação ficou marcada pela emblemática comemoração de Paulinho no alambrado e foi parte fundamental da campanha invicta que culminou nos títulos da Libertadores e do Mundial.
Agora, em 2025, o Corinthians volta a encarar o Vasco em mais uma decisão, com o histórico amplamente favorável como pano de fundo. O primeiro jogo da final da Copa do Brasil acontece nesta quarta-feira (17), às 21h30, na Neo Química Arena, e o Timão tenta manter a escrita positiva para dar mais um passo rumo a um título que não conquista desde 2009.
Confira os jogos entre Corinthians e Vasco em mata-matas:
Semifinal da Copa do Brasil de 1995Vasco 0 x 1 CorinthiansCorinthians 5 x 0 Vasco
Final do Mundial de Clubes de 2000Corinthians 0 x 0 Vasco (4×3 nos pênaltis)
Fase Preliminar da Copa Sul-Americana de 2006Vasco 0 x 1 CorinthiansCorinthians 3 x 1 Vasco
Semifinal da Copa do Brasil de 2009Vasco 1 x 1 CorinthiansCorinthians 0 x 0 Vasco (Classificado por gols fora de casa)
Quartas de Final da Copa Libertadores de 2012Vasco 0 x 0 CorinthiansCorinthians 1 x 0 Vasco
Veja mais:

Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!
Sexta e sábado: 10h15 | 12h | 14h45Domingo: 9h20 | 11h | 13h50









































