Corinthians vacila no segundo tempo, mas consegue empate contra Botafogo pelo Brasileirão | OneFootball

Corinthians vacila no segundo tempo, mas consegue empate contra Botafogo pelo Brasileirão | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Central do Timão

Central do Timão

·30 de novembro de 2025

Corinthians vacila no segundo tempo, mas consegue empate contra Botafogo pelo Brasileirão

Imagem do artigo:Corinthians vacila no segundo tempo, mas consegue empate contra Botafogo pelo Brasileirão
  1. Por Daniel Keppler / Redação da Central do Timão

Na tarde deste domingo (30), o Corinthians voltou a campo pelo Campeonato Brasileiro. Em partida válida pela 36ª rodada da competição, o Alvinegro recebeu o Botafogo na Neo Química e, diante de 37 mil torcedores, abriu o placar, sofreu a virada e conseguiu se recuperar para empatar o duelo em 2 x 2. Os gols foram marcados por Raniele e Gustavo Henrique.

Com o resultado, o Alvinegro chegou aos 46 pontos ganhos no torneio nacional, subindo para o nono lugar na tabela. Agora, o Corinthians possui 12 vitórias, dez empates e 14 derrotas no Brasileirão, além de 40 gols marcados e 44 sofridos. O time está a dois pontos do São Paulo, atual oitavo colocado, e ainda pode ser ultrapassado pelo Atlético-MG que ainda joga na rodada.


Vídeos OneFootball


Imagem do artigo:Corinthians vacila no segundo tempo, mas consegue empate contra Botafogo pelo Brasileirão

Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

Escalação e desfalques do Corinthians

O Timão teve apenas dois desfalques para o duelo: o atacante Memphis (edema ósseo no joelho esquerdo), e o volante José Martínez (suspenso pelo terceiro cartão amarelo). Por outro lado, a equipe conta com o retorno do lateral-esquerdo Matheus Bidu e do volante Maycon, que se recuperaram de lesão.

Diante disso, o técnico Dorival Júnior escolheu a seguinte equipe para iniciar a partida: Hugo Souza, Matheuzinho, João Pedro Tchoca, Gustavo Henrique e Matheus Bidu; Raniele, Breno Bidon, André Carrillo e Rodrigo Garro; Dieguinho e Yuri Alberto.

O banco de reservas teve como opções: Felipe Longo, André Ramalho, Fabrizio Angileri, Romero, Carrillo, Cacá, Vitinho, Charles, Talles Magno, André, Gui Negão e Maycon.

Escalação do Botafogo

O técnico Davide Ancelotti escalou a seguinte equipe para iniciar a partida: Léo Linck; Mateo Ponte, Marçal, David Ricardo, Cuiabano, Newton, Marlon Freitas, Savarino, Artur, Joaquín Correa e Kadir.

Arbitragem

O dono do apito foi Jonathan Benkenstein Pinheiro (RS), com auxílio de Rafael da Silva Alves (RS) e  Michael Stanislau (RS). O quarto árbitro e o VAR foram, respectivamente, Jefferson Ferreira de Moraes (GO) e Marco Aurelio Augusto Fazekas Ferreira (MG).

Primeiro tempo

O Corinthians começou pressionando e já no primeiro lance mostrou perigo. Logo no minuto inicial, Rodrigo Garro cruzou na segunda trave para Gustavo Henrique, que se esticou todo e cabeceou para fora. A insistência deu frutos pouco depois: aos seis minutos, o goleiro Léo Linck tocou na fogueira para Newton na saída de bola. Raniele desarmou e a bola sobrou para Dieguinho, que devolveu para Raniele: 1 x 0 para o Timão!

O Botafogo pareceu reagir quatro minutos depois, quando escapou pela esquerda e acionou Joaquín Correa na área. O atacante escorou de cabeça, mas sem apoio, a zaga corintiana afastou com facilidade. No entanto, logo o Corinthians retomou o comando das ações, voltando ao campo de ataque.

Aos 14, por exemplo, Garro bateu fechado da entrada da área, forçando Léo Linck a afastar de soco. Na sequência, Breno Bidon tabelou com Garro, invadiu a área e bateu de chapa, mas a defesa do Botafogo conseguiu travar a finalização. No lance seguinte, em outra arrancada rápida, Matheuzinho arriscou de longe e forçou Léo Linck a fazer grande defesa, mandando a bola para o escanteio.

Os cariocas responderam com perigo aos 17, em uma arrancada de Joaquín Correa que criou uma clara chance de três contra um. O ataque foi interrompido por um carrinho salvador de Matheuzinho, que mandou a bola para a linha de fundo em lance decisivo. Pouco depois, aos 21, Savarino chegou a marcar o gol de empate, mas o tento foi anulado por impedimento.

O Timão seguiu perigoso. Aos 32, após falta de Ponte em Bidu, a jogada ensaiada de Garro para Matheuzinho resultou em chute forte e defesa de Linck. No rebote, João Pedro Tchoca finalizou, mas a defesa do Fogão mais uma vez bloqueou. Quatro minutos depois, boa jogada de Dieguinho pela direita encontrou Bidu livre pela esquerda. O lateral cruzou, Bidon cabeceou sozinho no meio da área, mas sem finalização à sua frente.

Nos minutos finais, o Botafogo tentou pressionar. Aos 38, Correa cabeceou com força na primeira trave, com a bola saindo rente ao travessão de Hugo Souza. Já aos 41, em falta cobrada por Correa, o goleiro corintiano saiu da pequena área para afastar com um toque, com a defesa corinthiana afastando na cobrança seguinte. Com isso, o jogo foi para o intervalo com vitória parcial do Timão por 1 x 0.

Segundo tempo

A segunda etapa começou com os visitantes no ataque. Logo no primeiro minuto, Cuiabano escapou pela esquerda e cruzou rasteiro, mas ninguém estava na área para finalizar. A resposta corinthiana veio logo em seguida, quando Raniele, da entrada da área, encheu o pé e viu sua bomba arranhar o travessão de Léo Linck.

Aos 12 minutos, o Botafogo teve uma chance preciosa em falta cobrada por Artur, mas a finalização foi lamentável, indo parar nas arquibancadas. Dois minutos depois, porém, o visitante mostrou eficiência. Montoro recebeu sozinho no meio, lançou Cuiabano pela esquerda e o lateral, cara a cara com Hugo Souza, bateu colocado para empatar o jogo.

Dorival Júnior tentou mudar o jogo com duas substituições, com as entradas de Maycon e André nos lugares de Breno Bidon e Carrillo. No entanto, quem marcou foi o adversário: após jogada de Montoro, Allan cruzou na área e o próprio meia marcou de voleio para virar o placar.

O Timão ainda quase sofreu o terceiro em um contra-ataque rápido de Barrera, que cruzou para Arthur Cabral finalizar para fora. Então, aos poucos, o Alvinegro se reorganizou. Aos 27, Gustavo Henrique desviou um cruzamento e João Pedro Tchoca chutou forte, mas Arthur Cabral salvou em cima da linha. Na sequência, o camisa 13 cabeceou para o fundo da rede, mas o lance foi invalidado por impedimento.Aos 29, Dorival promoveu mais três mudanças no Corinthians, com as entradas de Gui Negão, Vitinho e Angileri nos lugares de Dieguinho, Garro e Matheus Bidu.

Até que aos 36, veio o empate do Corinthians: após jogada individual de Vitinho, que driblou dois marcadores pela esquerda, a bola chegou a Gustavo Henrique. Sozinho, o zagueiro finalizou de chapa para balançar as redes e marcar o segundo do Timão! O Botafogo reclamou que a bola havia saído pela linha de fundo, mas o VAR confirmou a legalidade do gol.

Nos minutos finais, o Botafogo ainda tentou o gol da vitória. Aos 44 minutos, Santi arriscou cobrança direta de falta, defendida por Hugo Souza. Já aos 50, Barrera, tentou marcar de voleio após rebote dentro da área. No último lance do jogo, por fim, Arthur cobrou falta na área corinthiana, que a defesa desviou sem sofrer perigo. Com isso, o jogo foi encerrado com um empate em 2 x 2 em Itaquera.

Próximo compromisso

Depois de enfrentar o Botafogo, em casa, pelo Campeonato Brasileiro, o Corinthians seguirá focado na competição nacional. Na próxima quarta-feira (3), às 19h (de Brasília), o Alvinegro visitará o Fortaleza, na Arena Castelão, pela 37ª e penúltima rodada da competição nacional.

Veja mais:

Imagem do artigo:Corinthians vacila no segundo tempo, mas consegue empate contra Botafogo pelo Brasileirão

Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!

Sexta e sábado: 10h15 | 12h | 14h45Domingo: 9h20 | 11h | 13h50

Saiba mais sobre o veículo